PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

(83)3533-5830/5830

Banca de DEFESA: DAYSEANA CARNEIRO RUFINO

DISCENTE: DAYSEANA CARNEIRO RUFINO
DATA: 28/03/2018
LOCAL: CCHSA/UFPB
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ESTOQUE DE CARBONO NO SOLO SOB AGROECOSSISTEMAS E MATA NATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Cobertura vegetal. Nutrientes. Carbono. Sustentabilidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
RESUMO: A substituicao da cobertura vegetal e o manejo inadequado do solo alteram a dinamica da entrada e saida dos nutrientes do solo. Nesta pesquisa foram conduzidos dois ensaios, no primeiro, objetivou-se analisar a fertilidade do solo em diferentes profundidades sob agroecossistemas em comparacao com area de mata nativa no municipio de Remigio- PB, e o segundo ensaio teve como objetivo de quantificar o estoque de carbono no solo em diferentes profundidades em areas sob diferentes agroecossistemas em comparacao com area de mata nativa no mesmo municipio que o primeiro. Foram selecionadas tres areas de propriedades agricolas, caracterizadas de acordo com o sistema de cultivo e uma area de mata nativa. Foram coletadas amostras de solo para a analise quimica, as quais foram levadas para o Laboratorio de Solos do Centro de Ciencias Humanas, Sociais e Agrarias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), Campus III, Bananeiras, PB. As amostras de solo foram coletas no periodo de julho a agosto de 2017. As variaveis estudadas foram analisadas utilizando-se o modelo estatistico, em delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial [(3x3)+1], sendo os fatores: sistema de cultivo (convencional, pastagem e sistema agroflorestal), profundidade (0-20; 20-40 e 40-60 cm) e o tratamento adicional (ecossistema mata). As variaveis analisadas no primeiro experimento foram: pH em H2O (1:2,5), carbono organico (CO), materia organica (MO) bases trocaveis (Ca2+, Mg2+, Na+ e K+), fosforo (P) disponivel, acidez potencial (H++Al+3), soma de bases (SB), capacidade de troca de cations (CTC), saturacao por bases (V%) e saturacao por aluminio (m%). No segundo ensaio alem dessas variaveis acima descritas analisou-se o estoque de carbono no solo. No primeiro experimento o ecossistema mata apresentou maiores teores de materia organica independente da profundidade, quando comparado aos de mais ambientes, fato este que corrobora para o aumento do teor de nutrientes no solo e as camadas mais superficiais apresentaram maiores concentracoes de nutrientes, ocorrendo decrescimo com o aumento da profundidade, devido o teor de materia organica tambem decrescer, enquanto os teores de elementos toxicos, tais como o aluminio, obtiveram valores inversos, aumentado com a profundidade, o que eleva a probabilidade de ocorrer toxidez as plantas. No segundo ensaio os sistemas de cultivo provocaram alteracoes nas caracteristicas quimicas do solo quando comparadas as condicoes preservadas do ambiente de mata e o estoque de carbono apresentou maiores valores nas camadas superficiais (0-20 cm) e nos ambientes onde as caracteristicas do solo estao mais proximas as de equilibrio (mata e Saf).
Externo à Instituição - EVANDRO FRANKLIN DE MESQUITA
Interno - 329861 - LOURIVAL FERREIRA CAVALCANTE