PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MICAELLY DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICAELLY DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 04/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões CCS
TÍTULO: ESTUDO FITOQUÍMICO, VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA E DESENVOLVIMENTO DE GELEIA A PARTIR DE Pilosocereus gounellei (CACTACEAE).
PALAVRAS-CHAVES: Pavonia glazioviana Gurke, Sida rhombifolia L., Malvaceae, estudo fitoquímico, preparação de derivados, atividade microbiiológica.
PÁGINAS: 39
RESUMO: Pavonia glazioviana Gurke (Malvaceae), popularmente conhecida como "malva-dachapada", é endêmica da região Nordeste do Brasil. A espécie Sida rhombifolia L. (Malvaceae) conhecida popularmente como “matapasto” e “relógio” é usada pela medicina popular indiana para tratar a hipertensão, diabetes e gota. Considerando o grande potencial das espécies da família Malvaceae buscou-se dar continuidade aos estudos fitoquímicos com as espécies Pavonia glazioviana e Sida rhombifolia. O estudo da fração de alcaloides totais (FAT) do extrato etanólico bruto das partes aéreas de Sida rhombifolia foi realizado por UPLC-MS/MS, foram obtidos derivados de criptolepinona isolado anteriormente de S.rhombifolia e ativo como antihipertensivo. Os compostos obtidos foram avaliados quanto ao seu potencial microbiológico. O estudo fitoquímico com P. glazioviana foi realizado através de técnicas cromatográficas clássicas, levando ao isolamento de 12 compostos. A identificação das suas estruturas deu-se através da análise dos espectros de Ressonância Magnética Nuclear (RMN de 1H e 13C), uni e bidimensionais além da espectrometria de massas. Os isolados foram: 132-S-hidroxifeofitina a (Pg-1a), 132-S-hidroxi-173-etoxi-feoforbídeo a (Pg-1b), decanol (Pg-2), Zdocosil-p-coumarato (Pg-3), cicloart-23Z-ene-3β,25-diol (Pg-4), ciclo-25-ene-3β,24- diol (Pg-5), sitosterol-3-O-β-D-glicopiranosídeo (Pg-6a), estigmasterol-3-O-β-Dglicopiranosídeo (Pg-6b), 5,7-dihidroxi-3,8,4‟-trimetoxiflavona (Pg-7), 5,7-dihidroxi- 3,7,8,4‟-tetrametoxiflavona (Pg-8), 5,7,4‟-trihidroxi-3,8-dimetoxiflavona (Pg-9), 5,7,4‟- trihidroxi-3-metoxiflavona (Pg-10). O extrato etanólico das partes aéreas de P. glazioviana foi avaliado quanto aos teores de fenólicos totais e flavonoides e também quanto ao potencial antioxidante através de métodos espectrofotométricos e pelo método DPPH, respectivamente. As substâncias isoladas foram testadas quanto à atividade antimicrobiana in vitro, utilizando a técnica de microdiluição contra oito cepas fúngicas e bacterianas. A avaliação dos compostos fenólicos totais, flavonoides e potencial antioxidante do extrato etanólico das partes aéreas de P. glazioviana mostraram a grande porcentagem de fenólicos e flavonoides na espécie, além de seu grande potencial antioxidante. A substância 5,7-dihidroxi-3,8,4'-trimetoxiflavona mostrou potencial bacteriostático/bactericida e fungistática/fungicida contra as cepas testadas, enquanto a substância 23(Z)-cicloart-23-en-3β,25-diol apresentou moderada atividade contra os mesmos microrganismos. Foi possível obter dois derivados de criptolepinona: 5,10-dimetilquindolin-11–ona e 5-metilquindolin-10–etil-11-ona, que atuaram como fortes agentes microbiológicos frente às cepas fúngicas. Para todas as cepas que os produtos demonstraram atividade o derivado 5-metilquindolin-10–etil-11- ona mostrou-se mais potente que o 5,10-dimetilquindolin-11–ona, exceto para C.neoformans que permaceu a mesma.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1349965 - BARBARA VIVIANA DE OLIVEIRA SANTOS
Externo ao Programa - 1335891 - FELIPE QUEIROGA SARMENTO GUERRA
Interno - 2872926 - LUIS CEZAR RODRIGUES
Interno - 1165243 - RITA DE CASSIA DA SILVEIRA E SA