PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MICAELLY DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICAELLY DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 15/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) no CCS
TÍTULO: Estudo fitoquímico de Pavonia glazioviana Gurke e Sida rhombifolia L. (Malvaceae), obtenção de derivados de criptolepinona, avaliação antimicrobiana destes derivados e das substâncias isoladas de P. glazioviana
PALAVRAS-CHAVES: Pavonia glazioviana Gurke, Sida rhombifolia L. Malvaceae, estudo fitoquímico, preparação de derivados, atividade microbiiológica.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Pavonia glazioviana Gurke (Malvaceae), popularmente conhecida como "malva-da-chapada", e de ocorrencia exclusiva da Caatinga brasileira e a especie Sida rhombifolia L. (Malvaceae) conhecida popularmente como “matapasto” e “relogio” e nativa das areas tropicais e subtropicais do mundo. O estudo fitoquimico de P. glazioviana foi realizado atraves de tecnicas cromatograficas classicas, levando ao isolamento de 12 compostos, identificados atraves da analise dos espectros de Ressonancia Magnetica Nuclear (RMN de 1H e 13C), uni e bidimensionais alem da espectrometria de massas. O extrato dessa especie foi avaliado quanto ao teor de fenolicos e flavonoides totais, atraves de metodos espectroscopicos e a atividade antioxidante pelo metodo DPPH. O estudo com a fracao de alcaloides totais (FAT) de S. rhombifolia foi realizado atraves de UPLC-MS/MS e a partir da FAT foram obtidos derivados do alcaloide criptolepinona, atraves de semisintese. Os compostos isolados de P.glazioviana e os derivados obtidos de criptolepinona foram avaliados quanto ao seu potencial microbiologico in vitro, atraves da tecnica de microdiluicao. Os compostos isolados nesta especie foram: 132-S-hidroxi-feofitina a (Pg-1a), 132-S-hidroxi-173-etoxi-feoforbideo a (Pg-1b), alcool alifatico (Pg-2), ester do acido p-cumarico (Pg-3), cicloart-23Z-ene-3β,25-diol (Pg-4), cicloart-25-ene-3β,24-diol (Pg-5), sitosterol-3-O-β-D-glicopiranosideo (Pg-6a), estigmasterol-3-O-β-D-glicopiranosideo (Pg-6b), 5,7-dihidroxi-3,8,4’-trimetoxiflavona (Pg-7), 5,7-dihidroxi-3,7,8,4’-tetrametoxiflavona (Pg-8), 5,7,4’-trihidroxi-3,8-dimetoxiflavona (Pg-9), 5,7,4’-trihidroxi-3-metoxiflavona (Pg-10). A quantidade de fenolicos encontrada em P. glazioviana foi de 48,40 mg de EAG/g de extrato e de flavonoides foi de 33,68 ± 0,76 mgEQ/g de extrato. A especie P. glazioviana mostrou-se boa produtora de fenolicos e flavonoides, alem de seu grande potencial antioxidante. O estudo com a FAT permitiu a identificacao de sete substancias, a saber: acido carboxilico da criptolepina (1), criptolepina (2), quindolina (3), 11-metoxiquindolina (4), quindolinona (5), criptolepinona (6) e acido carboxilico metil ester de quindolina (7). Entre as substancia isoladas de P.glazioviana a 5,7-dihidroxi-3,8,4'-trimetoxiflavona mostrou potencial bacteriostatico/bactericida e fungistatica/fungicida contra as cepas testadas, enquanto que a substancia 23(Z)-cicloart-23-en-3β,25-diol apresentou moderada atividade contra os mesmos microrganismos. Foi possivel obter dois derivados de criptolepinona: 5,10-dimetilquindolin-11–ona (Dc-1) e 5-metilquindolin-10–etil-11-ona (Dc-2), os quais apresentaram atividade anticrobiana, sendo que o 5-metilquindolin-10–etil-11-ona mostrou-se ativo em concentracoes menores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXSANDRO FERNANDES MARINHO
Externo à Instituição - JORGE MAURICIO DAVID
Interno - 2872926 - LUIS CEZAR RODRIGUES
Presidente - 337333 - MARIA DE FATIMA VANDERLEI DE SOUZA
Interno - 1165243 - RITA DE CASSIA DA SILVEIRA E SA