PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de DEFESA: ALESSANDRA ESTEVAM DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA ESTEVAM DOS SANTOS
DATA: 22/04/2019
LOCAL: Auditório da Escola Técnica de Saúde - UFPB
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE ESPUMA DENTAL, CONTENDO ÓLEO ESSENCIAL DE Lippia sidoides CHAM. E ASSOCIAÇÕES PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES BUCAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Lippia sidoides Cham.; lesões na cavidade bucal; óleo essencial; espuma dental.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: As lesoes ulcerativas na cavidade oral ocasionam dor e interferem na qualidade de vida do paciente. Objetivo - Avaliar in vitro o oleo essencial de Lippia sidoides Cham., na perspectiva de desenvolver uma forma farmaceutica indicada para lesoes na cavidade bucal. Metodos – O oleo essencial de Lippia sidoides Cham. (OELS) foi extraido a partir das partes aereas da planta e seu oleo foi caracterizado por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometro de Massas (CGEM), sendo quantificado o componente majoritario, timol, atraves de um metodo desenvolvido e validado em Cromatografia Gasosa com Detector de Ionizacao de Chama (CG-DIC). Foi realizado um estudo de sazonalidade para verificacao do teor de timol e rendimento em relacao as variaveis climaticas. A atividade antimicrobiana do OELS, dos oleos essenciais associados Cymbopogon citratus e Citrus limon e da espuma dental desenvolvida foi verificada frente aos microrganismos Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus mutans, Staphylococcus aureus e Candida albicans atraves de ensaios de difusao em agar, microdiluicao e checkerboard e a citotoxicidade dos oleos avaliada. Foi desenvolvida uma espuma dental em que foi incorporado os oleos essenciais. Atraves do metodo de liofilizacao foi desenvolvida uma microparticula, contendo OELS a partir de um planejamento fatorial, sendo desenvolvido e validado um metodo de extracao em matriz solida para determinacao e quantificacao do timol na microparticula.
Externo ao Programa - 2570315 - CALIANDRA MARIA BEZERRA LUNA LIMA
Externo à Instituição - ELISANA AFONSO DE MOURA