PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de DEFESA: GABRIEL CHAVES NETO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL CHAVES NETO
DATA: 22/02/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Estudo não-clínico do efeito ansiolítico do óleo essencial de Citrus aurantium L. em um complexo de inclusão com 2-hidroxipropil-β-ciclodextrina
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade, óleos voláteis, Critrus, Ciclodextrinas, Tecnologia Farmacêutica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A ansiedade tem aumentado de maneira significativa na população mundial, o que tem incentivado a busca por alternativas inovadoras que atuem no tratamento. Pesquisas com óleo essencial do Citrus aurantium L. (OEC) tem apresentado resultados com efeitos ansiolíticos tanto em grupos animais como em grupos humanos. Porém limitações em relação ao uso, a sua preservação, estocagem e quantificação da dosagem afetam a eficiência da terapêutica. O uso potencial de complexos de Ciclodextrinas como carreadores de fármacos tem sido explorado com sucesso na produção de medicamentos, melhando as características físico-quimicas. O estudo tem como objetivo avaliar o potencial ansiolítico do complexo de inclusão 2-hidroxipropil-β-ciclodextrina (HP-β-CD) contendo OEC. A preparação do complexo de inclusão foi desenvolvida pelo método de liofilização usando o modelo de liofilizador Alpha 1-2 LD plus. O limoneno (LIM), principal composto do OEC, com HP-β-CD na razão molar (1: 1M) foi disperso em etanol usando um agitador de laboratório por 48 horas em temperatura ambiente (25° C) para permitir a formação de complexos e evitar a perda de voláteis na atmosfera. Foram realizados ensaios farmacológicos não clínicos utilizando camundongos distribuídos em grupos experimentais e grupos controle submetidos ao teste de labirinto de cruz elevado, teste da placa perfurada, teste de esconder esferas, e teste rota-rod. Foram observados resultados satisfatórios do efeito ansiolítico do OEC complexado em HP-β-CD, com a indicação de uma potencialização do efeito com doses de 500 mg/kg e 250 mg/kg complexadas, sugerindo menores perdas no processo farmacocinético.
Externo à Instituição - FLAVIA MAIELE PEDROZA TRAJANO
Interno - 338029 - HILZETH DE LUNA FREIRE PESSOA