PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE UCHÔA SOUZA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE UCHÔA SOUZA CARVALHO
DATA: 22/12/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE CREME CORPORAL HIDRATANTE, FOTOPROTETOR E ANTISSÉPTICO PARA PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM HANSENÍASE
PALAVRAS-CHAVES: Hanseníase; Creme corporal; Fotoprotetor; Antibacteriano.
RESUMO: A hanseníase, também conhecida como lepra, consiste em uma infecção causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, consiste em uma doença de alto contágio, considerada problema de saúde pública no Brasil, por acarretar alterações nas fibras sensitivas, autônomas e motoras, promovendo a perda da sensibilidade provocando a dormência tornando o paciente mais susceptível a queimaduras, ferimentos e úlceras, podendo chegar a incapacitação física permanente. Por ser uma doença negligenciada, cabe aos profissionais promover ações de prevenção e promoção da saúde para o controle da doença, sobretudo quanto aos cuidados com a pele, recomendando a hidratação para tornar o tecido flexível e macio. Na Atenção Básica há a disponibilização de lubrificantes corporais, como o óleo mineral, que não traz tantos benefícios aos usuários. O objetivo deste projeto é o de desenvolver de um creme corporal hidratante com fotoproteção e ação antisséptica para prevenir danos a pele causados pela doença hanseníase, além de propor a inserção do creme como uma tecnologia para a Atenção Básica no Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo laboratorial e clínico a ser desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande, composto por quatro etapas. Sendo a primeira o desenvolvimento da formulação para obtenção do creme corporal contendo óleo antibacteriano da planta Lippia sidoides, seguida da avaliação da ação antimicrobiana e toxicidade e estudo clínico randomizado. Espera-se desenvolver um creme corporal com propriedades hidratante, fotoprotetora e antimicrobiana em uma única formulação, destinada às pessoas com histórico de hanseníase. Além do que, a seguinte proposta apresenta o óleo de Lippia sidoides, planta nativa do semiárido nordestino, como um agente antimicrobiano de origem natural. O produto final é passível de patente, devido a suas caraterísticas de inovação com um custo razoável, promovendo redução de gastos públicos em saúde ao incorporar uma nova tecnologia na Atenção Básica, em áreas hiperendêmica para hanseníase, visando melhorar a qualidade de vida dos usuários.
Externo à Instituição - ANDREA CRISTINA BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 1514305 - HEMERSON IURY FERREIRA MAGALHAES