PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR JOSÉ PONTES OLIVEIRA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR JOSÉ PONTES OLIVEIRA DE ALMEIDA
DATA: 14/12/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO CARVACROL SOBRE A SAÚDE MITOCONDRIAL DE CARDIOMIÓCITOS EM STRESS POR HIPÓXIA E MODELO DE INFARTO COM REPERFUSÃO
PALAVRAS-CHAVES: carvacrol, disfunção mitocondrial, cardiomiócitos, hipóxia, infarto.
RESUMO: As Doenças Cardiovasculares (DCV), como infarto agudo do miocárdio, são as principais causas de mortalidade e morbidade em todo o mundo. Além disso, as alterações fisiológicas decorrentes da biologia do envelhecimento, impactam negativamente o sistema cardiovascular, principalmente quando ocorre sinergismo com fatores de risco tradicionais, o que explica, pelo menos em parte, o elevado número de mortes na população idosa decorrentes dessas doenças. O coração é um órgão com alta demanda metabólica e para desemprenhar sua função de bombear sangue pelo organismo, necessita de alta produção de ATP, o qual é realizado majoritariamente pelas mitocôndrias. A saúde mitocondrial é regulada por vários mecanismos de sinalização, incluindo o balanço entre biogênese, fissão e fusão, além de mitofagia. Tais processos garantem números suficientes de mitocôndrias saudáveis (~35% do volume em cardiomiócitos). Além da função bioenergética, a mitocôndria contribui para regulação de vários eventos a nível celular, como morte celular, inflamação, estresse oxidativo e senescência celular. Por outro lado, a disfunção dessa organela é considerada um dos “Hallmarks of aging”, sendo alvo promissor para o combate as doenças relacionadas com a idade, como as DCVs. No processo de infarto por isquemia com reperfusão, a disfunção mitocondrial decorrente do processo de hipóxia gera diminuição na produção de ATP, aumento do estresse oxidativo mitocondrial, e ativação de vias pró-apoptóticas. Consequentemente, o coração infartado apresenta grande área de processo fibrótico e hipertrofia dos cardiomiócitos remanescentes, achados característicos de um coração pós-infarto. Dessa forma, terapias que promovam a saúde mitocondrial, tem sido de grande interesse para a prevenção do infarto do miocárdio.
Externo ao Programa - 2008919 - ENEAS RICARDO DE MORAIS GOMES
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS