PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA MORAIS MUNIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA MORAIS MUNIZ
DATA: 22/12/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: O potencial sinérgico de extratos de plantas e fármacos ansiolíticos para o tratamento da ansiedade
PALAVRAS-CHAVES: ansiedade, espécies vegetais, associação.
RESUMO: Os transtornos de ansiedade estão aumentando cada vez mais, junto com o aumento da expectativa de vida da população, são eventos que afetam significativamente a qualidade de vida do indivíduo. O tratamento farmacológico para estes distúrbios envolve medicamentos, como os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina, Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina e Noradrenalina e benzodiazepínicos. Os efeitos colaterais envolvendo estes tratamentos, como náusea, tontura, sedação, fraqueza, indisposição, menor concentração, entre outros, acabam inviabilizando o tratamento, muitas vezes influenciando o abandono do mesmo. Isso pode causar uma remissão dos sintomas envolvendo ansiedade, muitas vezes piorando os quadros. Neste cenário, os produtos naturais entram como uma alternativa para um tratamento alternativo ou complementar envolvendo aos fármacos sintéticos. Eles apresentam uma gama de atividades farmacológicas e também apresentam menos efeitos colaterais graves. Dentre as espécies vegetais que possuem atividades voltadas aos transtornos de ansiedade, estão extratos padronizados de Sceletium tortuosum, Valeriana officinalis L., Passiflora incarnata L. e Camellia sinensis L. A associação entre medicamentos pode ser uma alternativa para manejar as doses necessárias aos tratamentos com fármacos sintéticos, trazendo a possibilidade de um desmame ou diminuição dos efeitos colaterais com a utilização de doses menores. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste na investigação do efeito de associação entre extratos padronizados de quatro espécies vegetais com fármacos sintéticos utilizados usualmente no tratamento de transtornos de ansiedade. Serão realizados testes em camundongos Swiss machos com o auxílio de ensaios protocolados para o teste de ansiedade. Os ensaios envolvem Determinação da DL50 para determinação das doses testadas, para os ensaios de ansiedade, entram os experimentos com Roda rod, Labirinto em cruz elevado, campo aberto, placa perfurada, teste de esconder esferas, teste da caixa claro escuro. Após determinada a melhor combinação, serão realizados os testes de investigação do mecanismo de ação e quantificação de noradrenalina, dopamina e serotonina ex vivo, com auxílio de cromatografia líquida de alfa eficiência. Espera-se apresentar opções de tratamento que apresentem uma maior resposta e/ou minimizem efeitos colaterais, aumentando a chance de adesão ao tratamento. Mais informações sobre novas combinações de substâncias podem representar uma perspectiva promissora para futuros tratamentos.
Presidente - 6337281 - FABIO CORREIA SAMPAIO
Externo ao Programa - 2526001 - FABIO SANTOS DE SOUZA