PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM MEDICAMENTOS (PPgDITM)

Banca de DEFESA: VALMIR GOMES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALMIR GOMES DE SOUZA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DCF/CCS/UFPB
TÍTULO: Tecnologias de produção e de controle de qualidade da matéria prima vegetal, obtida a partir das folhas de Angico(Anadenanthera colubrina (Vell) Brenan var. cebil (Griseb.) Altschul)
PALAVRAS-CHAVES: Anadenanthera colubrina, quercetina, extratos, spray drying, validação de método, CLAE-DAD, analítico, estudo de estabilidade
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Anadenanthera colubrina (angico) e uma planta medicinal, nativa da caatinga, cujos extratos hidroalcolicos e decoctos de folhas e cascas de sao popularmente usadas no tratamento de doencas do trato gastrico, doencas respiratorias, infeccoes e inflamacoes; sendo uma das dez plantas medicinais mais usadas no Nordeste do Brasil. Analises fitoquimicas de extratos de A. colubrina demonstraram a presenca dos seguintes metabolitos secundarios: alcaloides, esteroides, triterpenoides, compostos fenolicos e flavonoides como a quercetina. O objetivo deste trabalho foi propor a padronizacao da materia prima vegetal de A. colubrina (extrato fluido, extrato seco), otimizacao das condicoes de secagem do extrato por spray drying e producao de pre-formulados com diferentes adjuvantes tecnologicos e realizar estudo de estabilidade acelerada dos mesmos, bem como validar e covalidar metodo analitico por CLAE-DAD. A padronizacao do extrato fluido das folhas de A. colubrina, avaliou a influencia de tres proporcoes de sistema de solvente e do tamanho de particula da droga vegetal no processo extrativo, sendo a eficiencia extrativa determinada em funcao da concentracao do marcador quercetina, analisado por CLAE-DAD. A padronizacao do extrato seco nebulizado (ESN) avaliou os parametros tecnologicos de secagem: temperatura de entrada de ar, fluxo de alimentacao da bomba e proporcao de adjuvante de secagem atraves de planejamento fatorial 23+1 empregando como resposta o teor do marcador quercetina e rendimento do processo de secagem. Os pre-formulados foram produzidos por mistura fisica 1:1, contendo ESN e excipientes amido pre-gelatinizado, celulose microcristalina 102, maltodextrina e lactose M 200, sendo entao realizado estudo de estabilidade acelerada por 180 dias conforme guia oficial. Os resultados demonstram que a eficiencia extrativa ocorre nas condicoes de proporcao de solvente a 50 e 70% de etanol com concentracao de quercetina de 122,5 e 124,2 μg/ mL respectivamente. A avaliacao dos tamanhos de particulas no processo extrativo, demonstrou que a medida que se reduz o tamanho de particula, ha aumento na eficiencia extrativa do flavonoide quercetina nas condicoes avaliadas. A validacao do metodo analitico por CLAE-DAD permitiu avaliar os parametros: especificidade, linearidade, limites de deteccao e quantificacao, precisao, exatidao, robustez e estabilidade, todos esses resultados dentro das recomendacoes oficiais. O planejamento fatorial aplicado na producao do extrato seco de A. colubrina, apontou a condicao de 10%, 160ºC, 8mL/min como otima. Os resultados do estudo de estabilidade acelerada dos pre-formulados de extrato seco de angico demonstraram que os pre-formulados eram estaveis e que seguem modelo cinetico de degradacao de ordem zero. O estudo determinou o tempo necessario para que o teor de quercetina degradasse 10% em relacao ao teor inicial, sendo obtido os seguintes tempos em ordem decrescente de estabilidade: Amido > celulose microcristalina > Maltodextrina > Lactose sendo os pre-formulados amido (41 meses) e celulose (15 meses) os que tiveram melhor desempenho. Os resultados obtidos no presente estudo permitiram agregar novas tecnologias na producao e controle de qualidade de produtos derivados de A. colubrina, produzindo extrato seco padronizado por spray-drying, com manutencao das caracteristicas de sua qualidade.
Interno - 1543823 - DAMIAO PERGENTINO DE SOUSA
Externo ao Programa - 1435476 - DIEGO NUNES GUEDES