PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: DAFNE SOUTO MACEDO

DISCENTE: DAFNE SOUTO MACEDO
DATA: 30/08/2018
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: APTIDÃO FÍSICA DE ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN:UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO DE 6 MESES COM ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL DE 1 ANO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Síndrome de Down, aptidão física, adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO A Sindrome de Down e ocasionada por uma desordem genetica conhecida por trissomia 21, que gera distintos problemas de saude e consequentemente, niveis muito baixos de aptidao fisica. A aptidao fisica que e considerada um importante marcador de saude e preditor de morbi-mortalidades, constitui-se desfecho fundamental a ser analisado por parecer facilitar o envolvimento continuo em atividades fisicas ao longo da vida. Com isso, esse estudo teve como objetivo geral comparar as respostas observadas em indicadores da aptidao fisica de adolescentes com Sindrome de Down expostos a um programa de intervencao multicomponente de 6 meses e acompanhar essas respostas apos 6 meses e 1 ano da intervencao. A amostra foi composta por 14 adolescentes com Sindrome de Down, residentes na cidade de Joao Pessoa e participantes do projeto “Escolinha + Movimento” realizado na Universidade Federal da Paraiba. A aptidao fisica foi avaliada atraves do Densitometria por dupla Emissao de raio-X e testes fisicos constituintes da bateria Assessing Levels of Physical Activity (ALPHA) e Koordinations Test fur Kinder (KTK). Utilizou-se a analise de variancia de Friedman e a analise de variancia multivariada nao parametrica. A media e o desvio padrao foram calculados e os resultados submetidos a analise de variancia de medidas repetidas, considerando o intervalo de significancia de 95%. Calculou-se a magnitude do efeito entre os tempos utilizando como referencia o d de Cohen. As analises foram realizadas usando o Software Statistical Package for Social Sciences - versao 24.0 e o software R para a analise de variancia multivariada nao parametrica. Observou-se aumento significativo da massa magra (p=0,003) em todos os momentos de avaliacoes, melhoras significativas das capacidades aptidao cardiorrespiratoria (p=0,006), forca (p=0,015), velocidade (p=0,028) e agilidade (p=0,001). Para a flexibilidade, os resultados encontrados foram marginalmente significativos (p=0,060). Vale ressaltar que mesmo apos 1 ano sem intervencao, os participantes apresentaram valores superiores aos inicial.
Interno - 2338179 - ALEXANDRE SERGIO SILVA
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA