PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: YAGO PESSOA DA COSTA

DISCENTE: YAGO PESSOA DA COSTA
DATA: 16/08/2018
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: INDICADORES DE DESEMPENHO TÉCNICO-TÁTICO E BIOMARCADORES EM ATLETAS DE CATEGORIAS DE BASE NO VOLEIBOL DE PRAIA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Testosterona. Cortisol. Marcadores Biológicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO INDICADORES DE DESEMPENHO TECNICO-TATICO E BIOMARCADORES EM ATLETAS DE CATEGORIAS DE BASE NO VOLEIBOL DE PRAIA Em esporte de rede, como o voleibol de praia, o desempenho tecnico-tatico e fundamental para o sucesso, no entanto, o grande numero de variaveis dificulta a generalizacao. Alem disso, o sucesso no jogo nao deve ser entendido apenas pelo desempenho tecnico-tatico, podendo ser influenciado por hormonios. Assim, a testosterona e o cortisol tem bastante destaque, devido a relacao com a producao de potencia, relacoes sociais e estresse. Desta forma, o objetivo foi analisar o impacto agudo do jogo de voleibol de praia sobre marcadores biologicos em atletas de base, bem como o efeito no resultado. Participaram do estudo 16 atletas, masculinos, com idade media 17 ± 2,44 anos. Cada dupla foi submetida a um jogo, seguindo as regras oficiais, sendo coletada saliva em um treino, inicio do jogo, apos o primeiro set e ao final do jogo, para verificar os niveis de testosterona e cortisol pelo metodo ELISA, alem da razao Testosterona/cortisol (razao T:C). Alem disso, os jogos foram filmados para analise do desempenho na partida posteriormente. Os dados foram apresentados em media, desvio padrao e distribuicao de frequencia, de acordo com a necessidade, assim como comparados por teste t de student, Anova one e two-way, com o post hoc sidak, como tambem correlacao de Pearson, tendo significancia de p≤ 0,05. Em relacao ao desempenho tecnico-tatico, o ataque pos-defesa mostrou-se como principal indicador de rendimento, seguido pelo ataque. Ja para com os biomarcadores, nao houve diferenca do treino para o dia da competicao para nenhuma das variaveis. Em adicao, nao foi encontrada diferenca significativa entre os atletas vencedores e perdedores, porem o cortisol correlacionou-se negativamente ao desempenho do ataque (r= -0,542; p= 0,030), e a razao T:C no inicio do jogo e final do primeiro set correlacionou-se positivamente a eficacia de saque (r= 0,646; p= 0,007; r= 0,612; p=0,012, respectivamente). Atletas vencedores apresentam um perfil de niveis mais altos de testosterona e menor de cortisol, no entanto nao se identificou diferenca significativa, alem disso, os niveis desses hormonios parecem influenciar o desempenho tecnico-tatico.
Presidente - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA
Externo ao Programa - 2027219 - LUCIANO MEIRELES DE PONTES