PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: NILMARA SERAFIM CHAGAS

DISCENTE: NILMARA SERAFIM CHAGAS
DATA: 22/08/2018
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES DO TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS DO SESC – CE: SAÚDE, ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Percepção. Idoso. Saúde. Atividade Física. Envelhecimento. Convivência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO PERCEPCAO DOS PARTICIPANTES DO TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS DO SESC – CE: SAUDE, ATIVIDADE FISICA E ENVELHECIMENTO Autora: Nilmara Serafim Chagas Orientador: Prof. Dr. Iraquitan de Oliveira Caminha O estudo tem como objetivo geral analisar a percepcao dos participantes do trabalho social com idosos do SESC – CE: saude, atividade fisica e envelhecimento. Como objetivos especificos: descrever a percepcao da saude, capacidade funcional, autoeficacia, frequencia de quedas e atividade fisica; e investigar a percepcao do envelhecimento. Toma como referencia o pluralismo metodologico orientado pela amplitude da tematica, pelas informacoes quantitativas, qualitativas, potencialidade das historias e explicita sintese individual ou em grupos. Participaram da pesquisa os idosos do grupo do TSI, nas unidades do SESC - CE nas cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu. Como instrumentos foram utilizados um questionario estruturado que passou por um processo de validacao de conteudo e a tecnica do grupo focal. Para as analises do questionario foi utilizado o programa estatistico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versao 24, por estatistica descritiva e expressos em frequencias absolutas e relativas. Para a analise das falas narrativas dos grupos focais foi utilizado a tecnica de Analise de Conteudo. Os idosos do grupo corresponde a uma participacao do sexo feminino (86%), do sexo masculino (14%), com faixa etaria entre 65 e 74 anos (49%), cor da pele nao branca (65,7%), estado civil sem acompanhante (74,8%), escolaridade de ensino medio completo (30,1%), moram com a familia / acompanhante (69,6%), religiao catolica (83%), classe economica C (67,8%), com mais de 11 anos de participacao no grupo (40,8%), tem uma percepcao positiva da saude (76,9%), satisfacao com a saude (93,9%), percepcao positiva da capacidade funcional (92,1%), percepcao positiva de autoeficacia (55,9%), frequencias positiva para a quedas (59,4%) o motivo da queda foi o tropeco (27,4%), a nao utilizacao dos servicos hospitalares (31,6%), participam da reuniao de socializacao (89,1%) como principal atividade do grupo, o motivo para participarem e a convivencia (73,6%), atividade fisica a hidroginastica (58,1%) e classificados como “regularmente ativos” (55,3%) seguindo as recomendacoes de no minimo 30 minutos diarios de atividade fisica moderada em 5 dias por semana ou 150 minutos de atividade fisica modera ou vigorosa. Com base nas narrativas dos grupos focais sobre a percepcao do envelhecimento, foram identificadas e construidas as categorias envelhecimento, atividades e convivencia. Na categoria envelhecimento, como resultado da sua historia de vida e uma etapa natural da vida. Na categoria atividades, como ponto de partida pra realizacao das atividades e o sentimento de renovacao da vida contrapondo ao de acomodacao. Na categoria convivencia, como uma relacao intima como uma troca de afetos voluntaria pela rede de amizades, atraves da interacao proporcionado pelo espaco aberto e troca de conhecimentos. Concluimos que os participantes do grupo do TSI – SESC – CE, apontam uma geracao marcada por uma melhor qualidade de vida, bons habitos de alimentacao, saude, atividade 9 fisica e uma percepcao ampla sobre o envelhecimento, contribuindo para uma superacao de preconceitos.
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Interno - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR