PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: DENIS DAVI DE OLIVEIRA DECUSSATTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIS DAVI DE OLIVEIRA DECUSSATTI
DATA: 10/12/2018
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: Hundertwasser e Merleau-Ponty: Construindo uma Arquitetônica da Interpele para se Pensar a Educação Física
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Teoria das Cinco Peles. Interpele. Educação Física.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Nesta tese, objetivamos construir uma articulacao entre as cinco peles propostas por Hundertwasser e os conceitos de quiasma, reversibilidade da carne e fe perceptiva de Merleau-Ponty a partir de uma intervencao educativa de Educacao Fisica. Para tanto, nossa pesquisa fundamentou-se na perspectiva fenomenologica e, por essa razao, aprofundou-se nos sentidos do fenomeno investigado, bem como na compreensao da experiencia vivida. Nossa pesquisa durou 6 meses e contou com 20 criancas entre 9 e 10 anos, matriculadas no 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Joao Pessoa – PB. Quanto aos instrumentos de pesquisa, utilizamos a observacao participante, o teste do desenho, a roda de conversa e a fotografia. Nossas analises se deram a partir das particularidades da pesquisa fenomenologica, estabelecendo unidades de sentido para a construcao de uma rede de sentidos. Em um primeiro momento, percebemos que o ensino da Teoria das Cinco Peles depende de um corpo estesiologico capaz de perceber esta mesma teoria. Ao vivenciarem atividades ligadas a Teoria das Cinco Peles, observamos uma ressignificacao, por parte das criancas, na percepcao de suas peles e na comunicacao com o mundo que as cerca. Nesse contexto, observamos, tambem, que o primado do tocar e a fonte para se considerar a educacao pratica estesiologica. Atentos a experiencia do tocar, as percepcoes infantis revelaram uma interacao entre as peles hundertwasserianas, definida, por nos, como interpele. As atividades com a interpele, estimularam as criancas a pensarem suas peles de maneira criativa e, com isso, revelou-se um caminho para elas repensarem em si mesmas, auxiliando na construcao do Self dessas mesmas criancas. Alem do mais, essas mesmas atividades criaram reflexoes aprofundadas sobre o ato de partilhar metaforicamente a propria pele e, consequentemente, incitaram as criancas a refletir sobre a convivencia com aqueles que nos cercam. Esse pensamento de partilhar a propria pele nos impulsionou a concepcao de amparo winnicottiano. Por fim, consideramos as atividades que envolvam a interpele como um espaco ideal para a criatividade, revelando seu potencial para o viver criativo. Assim, defendemos a tese de que a Educacao Fisica, quando aborda a Teoria das Cinco Peles por meio do saber estesiologico, encontra no tato a interacao entre todas as peles, levando-nos a sintetiza-las em uma relacao unica, denominada de interpele. Essa interpele influencia na construcao do Self de criancas, estimulando-as a abrirem-se para uma maior comunicacao com o mundo, a repensarem no distanciamento com o proximo e, ainda, a descobrirem que, por meio do pensar criativo, ha formas individuais de se relacionarem com suas proprias interpeles, o que as aproxima a um modo de vida mais saudavel.
Interno - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA