PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: PEDRO GUSTAVO DA LUZ SILVA

DISCENTE: PEDRO GUSTAVO DA LUZ SILVA
DATA: 16/12/2020
LOCAL: Online via Google Meet
TÍTULO: DESEMPENHO NEUROMUSCULAR, RESPOSTAS CARDIOVASCULARES E METABÓLICAS INDUZIDAS POR PRECONDICIONAMENTO ISQUÊMICO EM CONDIÇÕES DISTINTAS DE COMPRESSÃO SEGMENTAR EM ATLETAS DE BRAZILIAN JIUJITSU.
PALAVRAS-CHAVES: Precondicionamento Isquêmico; repetições máximas; BJJ.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Precondicionamento Isquêmico (PCI) ou PCI remoto consiste em protocolos intermitentes de isquemia segmentar por compressão externa e reperfusão, antecedendo atividades esportivas, potencializando o desempenho em curto período de tempo, entre 10 e 40 minutos. A magnitude da compressão externa, expressada em mmHg, é de extrema relevância para eficiência dessas estratégias, pois determinará o grau de isquemia imposto ao tecido de acordo com as características individuais, porém, não existe um consenso quanto à pressão ideal a ser utilizada e valores generalizados, como 220mmhg são normalmente adotados. o problema é: será que as respostas cardiovasculares, metabólicas e neuromusculares induzidas por pci se alteram em função de valores distintos de compressão? O objetivo desse trabalho foi analisar o desempenho neuromuscular, as respostas cardiovasculares e metabólicas induzidas por precondicionamento isquêmico em condições distintas de compressão segmentar em atletas de brazilian jiujitsu. Foi um estudo transversal, randomizado, com delineamento cruzado em 3 momentos, sendo uma sessão controle (controle), uma com 220mmhg (PCI-220) de compressão e outra com valor de pressão individualizado pelo valor de interrupção da ausculta (PCI-PIA), sem o conhecimento dos participantes quanto a pressão utilizada. A amostra foi composta por onze homens (n=11), média 29±4,32 anos, praticantes de BJJ há 8±4,36 anos, massa corporal de 87,37±7,21kg e 178±5,09cm de estatura, frequência cardíaca de repouso 65,08±13,05bpm, pressão arterial sistólica 135,54±11,72mmHg e 165±16,22mmHg de pressão de interrupção da ausculta. Cada indivíduo fez as sessões em ordem aleatória por sorteio, com intervalo de 72h para não haver interferência entre elas, com 4 ciclos de 5 minutos com a pressão da sessão ou sem pressão no controle. Os testes de anova de medidas repetidas para FBK e PSE não indicaram haver diferença estatística, já a FC apresentou [F(3,30) =20,22; p=0,00], a PAS [F(3,30) =49,95; p= 0,00] e LAC+ [F(3,30) =71,32; p=0,00]. A análise post-hoc de Bonferroni identificou as interações da FC entre os momentos de repouso e pós exercício, na sessão controle, e entre as sessões controle e PCI-220, no repouso após o precondicionamento. Para as variáveis PAS e LAC+, todos os momentos entre o repouso e pós exercício, antes e depois da estimulação isquêmica, apresentaram interação, variação esperada após esforço de repetições máximas. Conclui-se que as distintas condições de pressão segmentar selecionadas nesse estudo, PIA e 220mmHg, possuem respostas distintas por estimularem as variáveis em diferentes proporções. Por apresentar o melhor aumento percentual para a resistência de força dos membros superiores, utilizar valores de 220mmHg parece ser a melhor opção para a maioria dos indivíduos, porém, sugere-se a investigação de valores ainda maiores, como também o estimulo crônico a técnica.
Presidente - 338275 - MARIA DO SOCORRO CIRILO DE SOUSA
Interno - 3068425 - FABIO YUZO NAKAMURA