PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO TEIXEIRA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO TEIXEIRA BARBOSA
DATA: 23/04/2021
LOCAL: Online via Google Meet
TÍTULO: Efeito agudo da privação parcial do sono conjugada à fadiga mental sobre o desempenho tático-técnico, físico e percepto-cognitivo de praticantes de voleibol de praia: um estudo randomizado e cruzado.
PALAVRAS-CHAVES: Fadiga cognitiva, Privação parcial de sono, Performance atlética, Voleibol de praia
RESUMO: A fadiga mental (FM) e a privação/privação parcial do sono (PS/PPS), por si só, prejudicam alguns indicadores de performance de atletas e/ou praticantes das mais variadas modalidades esportivas. Tais prejuízos se refletem nas respostas subjetivas (cansaço, humor, percepção subjetivo de esforço etc.) e comportamentais (física, percepto-cognitivo etc.). Deste modo, hipostenizamos que os efeitos deletérios conjugados da FM e da PS são acentuados na performance tático-técnico, física e percepto-cognitiva em praticantes de voleibol de praia comparado aos seus eventuais efeitos deletérios isolados. Portanto, este projeto de tese tem como objetivo analisar o efeito agudo da PPS conjugada à FM sobre o desempenho tático-técnico, físico e percepto-cognitivo em praticantes de voleibol de praia. Serão recrutados praticantes de voleibol de praia entre 16 e 20 anos de idade, do sexo masculino, na cidade de João Pessoa/PB. O estudo é do tipo experimental de medidas repetidas, cruzado e randomizado; ainda, disporá de sessões de familiarização (1), baseline (2) e quatro condições experimentais (1. PPS + FM, 2. PPS + controle, 3. FM e 4. Controle) que serão randomizadas por estratificação e, posteriormente, em bloco. As prescrições do tempo para PPS e FM serão individualizadas a partir da monitorização do padrão de sono e do tempo total para acarretar aumento de 60% no indicador de FM, definidos previamente a exposição às condições experimentais. A FM será induzida pelo Stroop Test incongruente; o tempo de PPS nas noites que antecedem as condições experimentais será monitorado por formulário online que deverá ser preenchido em intervalos de 15 minutos pelo tempo que perdurar a PPS; o desempenho tático-técnico será avaliado pelo Game Performance Assessment Instrument (GPAI) nos domínios de tomada de decisão (ataque, K1) e execução de habilidade técnica (recepção de saque); o desempenho físico será medido por uma série de 60 saltos contra o movimento com intervalos de 5 segundos entre cada salto realizados em esforço máximo (maior salto, média dos saltos e delta percentual dos saltos) e; o desempenho percepto-cognitivo será observado a partir de um teste visuo-motor com luzes de LED. O tamanho amostral foi calculado assumindo um tamanho de efeito 0,62, uma probabilidade de erro a de 0,05 e poder amostral de 0,85, considerando a análise de ANOVA duas medidas (baseline e pós-experimento) em quatro condições experimentais diferentes. O estudo contará com 12 participantes acrescido um excedente de 20% de voluntários referente às possíveis perdas e desistências que o estudo poderá apresentar, estabelecendo-se, desta forma, um tamanho amostral de 14 voluntários. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e respeitará as normas éticas de pesquisa com seres humanos regidas pela resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.
Externo à Instituição - ALEXANDRE MOREIRA
Interno - 3068425 - FABIO YUZO NAKAMURA