PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JENNIFER ARIELY SALES SUASSUNA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JENNIFER ARIELY SALES SUASSUNA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: meet.google.com/sht-oixz-opk
TÍTULO: EFEITO DE UM PROGRAMA DE TELEREABILITAÇÃO COM TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE PARÂMETROS HEMODINÂMICOS E FUNCIONAIS EM IDOSOS HIPERTENSOS: Um Ensaio Clínico Randomizado
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento Funcional, Idosos, Pressão Arterial, Modulação Autonômica Cardíaca.
RESUMO: RESUMO Introdução: o envelhecimento é uma condição multifatorial que está fortemente associada a prejuízos fisiológicos em múltiplos sistemas que levam a dependência funcional e ao aumento de doenças crônicas como a hipertensão. Sabe-se que o exercício físico é considerado uma ferramenta importante, porém, nem todos os idosos tem possibilidade de locomoção para locais de prática regular de exercícios, e, além disso, a atual situação pandêmica, coloca esse público em uma condição maior de isolamento. Por outro lado, a prática assistida de forma remota (treino online), tem sido apontada como uma das tendências atuais, sendo aplicáveis a qualquer público. Objetivo: avaliar o efeito de um programa de telereabilitação com treinamento funcional sobre os parâmetros hemodinâmicos e funcionais de idosos com hipertensão arterial. Métodos: Quarenta e oito idosos hipertensos conforme estágios I e II (140/90mmHg e 179/09mmHg), de ambos os sexos serão recrutados e submetidos a anamnese e avaliações. Em seguida, serão randomizados por estratificação (nível de pressão arterial) para os grupos treinamento funcional (grupo experimental [GE]; n= 24) e grupo controle (sem treinamento físico [GC]; n=24). O GE treinará de forma remota e individual (via aplicativo) com a supervisão e acompanhamento de um profissional de educação física, durante três dias por semana não consecutivos por 16 semanas. O treinamento será baseado em padrões de movimento, capacidades físicas, habilidades motoras e cognitivas. Os materiais utilizados serão distribuídos e explicados aos participantes antes do início das atividades; e visitas periódicas serão realizadas de forma a ajustar, repor materiais e alinhar a intervenção, sempre obedecendo todas as normas e direcionamentos do conselho nacional de saúde para condição de pandemia da Covid-19. O GC participará de oficinas remotas com trabalhos manuais também distribuídos no início da pesquisa, durante três dias por semana. Serão realizadas avaliações prévias (antes do início do protocolo experimental), durante (8ª semana) e após o término do protocolo experimental (16ª semana) da pressão arterial (MAPA), aptidão funcional (bateria de Rikli Jones), modulação autonômica cardíaca (ECG), composição corporal (pletismógrafo de deslocamento de ar) e qualidade de vida (Whoqol-old). O tamanho amostral foi calculado assumindo um tamanho de efeito 0,43, uma probabilidade de erro a de 0,05 e poder amostral de 0,80, considerando a análise de ANOVA de dois caminhos, nos dois grupos estudados. O estudo contará com 48 participantes (24 em cada grupo). O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba e respeitará as normas éticas de pesquisa com seres humanos regidas pela resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde, bem como atenderá todas as normas e recomendações para pesquisas durante a pandemia da covid-19 (incluindo distanciamento social, aferição de temperatura, uso de máscara e álcool em gel).
Externo à Instituição - ADRIANA SARMENTO DE OLIVEIRA CRUZ
Externo à Instituição - ANNA MYRNA JAGUARIBE DE LIMA