PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: JOSE DAMIAO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE DAMIAO RODRIGUES
DATA: 21/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/kmp-ahyz-ozf
TÍTULO: Atuação do Profissional de Educação Física e o Cuidado de si na Atenção Primária à Saúde: processos e construções
PALAVRAS-CHAVES: Profissional de educação física. Cuidar/Cuidado. Atenção básica à saúde. NASF-AB.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: As pesquisas apontam que o Profissional de Educação Física (PEF), assim como os demais profissionais da saúde, atuamcom predominância metodológica do modelo biomédico prescritivo. Consideramos que esse modelo é insuficiente para atender as demandas socioculturais que envolvem a saúde dos sujeitos inseridosnesse contexto. Conjecturamos a necessidade de avançar superando os desafios da atuação do PEFno âmbito da atenção básicaà saúde, sobretudo no cuidar de si e no cuidar dos outros. Objetivamos analisar a percepção dos PEFatuantes na Atenção básica à saúdeconcernente ao cuidar de si nos processos e construções desse campo de atuação. O estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual, a primeira etapaconsistiu ementrevista com14PEFtrabalhadores da ESF/NASF-ABda cidade de João Pessoa. Foi realizada uma segundaentrevistadurante a pandemia da COVID-19. Nesse momento, 9 profissionaisforam entrevistadossobrea atuação deles nesse período. Para coleta de dados foiutilizado um roteiro de entrevista semiestruturada. A pesquisa foi desenvolvida considerando as seguintes etapas: diagnóstico,planejamentoe coleta de dados. Para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdoconforme Bardin. Os preceitos éticos foram rigorosamente respeitados. Os resultados indicam conhecimento dos PEFquanto àsdiretrizes e portariasvigentes do Ministério da Saúde, contudo,sua maior dificuldade é gerenciar a unidade básica de saúde da famíliaconcomitante asuaatividade de núcleo,poisdificulta o próprio cuidado de si; o cuidado é amplo e complexo; existe conhecimento sobre cuidar de si; hánecessidade de cuidar de si para poder cuidar dos outros; os PEFmantêm bom vínculo com os usuários;não realizam apoio matricial;não realizam educação popular em saúdeehá pouco conhecimento sobre o tema, comcompreensão aindaconfusa. Conclui-se que apesar das dificuldades enfrentadas pelos PEF, como formação inadequada, falta de equipamento, de referência e contrarreferência, dentre outras, do ponto de vista da dialética, nossa tese inicial é confrontada com a realidade encontrada, pois os achados nos mostram como antítese, que os PEF não se percebem preparadospara atuação na ABS/NASF-AB, contudo, nossasíntese produzida é de que, apesar de os PEF não terem sido bem preparados academicamente para atuação no âmbito da saúde, a partir das suas experiências vividas, eles adquiriram conhecimentos com a práxis, mas ainda insuficientes para promover um cuidar de si integral, que envolva a plenitude da compreensão de sujeito. Mesmo que eles tivessem competências, habilidadese atitudes,atualmente,estariam engessados pelo sistema político, que os impedem de atuarem de acordo comas diretrizes e cadernos da ABS.No campo da saúde, o cuidadode sise destaca e é algo muito mais amplo e complexo do que a prática clínica, necessitando, nonúcleo da Educação Física, transcender os aspectos biológicosda avaliação e da prescrição de exercícios, pois deve ser realizado holisticamente e visto com o olhar queleva em conta o ser humano, sua subjetividade, sua autogovernabilidade e seu protagonismo na construção da sua história, o que ainda parece bastante raro.
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Interno - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR