PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: CLEENE TAVARES DE SOUZA

DISCENTE: CLEENE TAVARES DE SOUZA
DATA: 16/07/2021
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/qix-achr-qpu
TÍTULO: PERCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE O AMBIENTE E TEMPO EM ATIVIDADE FÍSICA AO AR LIVRE DE PRÉ-ESCOLARES DE BAIXA RENDA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: Atividade Física ao ar Livre; Ambiente construído; Pré-escolares.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: as atividades físicas ao ar livre (AFAL) contribuem para o desenvolvimento das crianças. No entanto, supõe-se que em crianças pré-escolares, a percepção dos pais sobre o ambiente pode estar relacionada com o menor ou maior tempo despendido nessas atividades. Objetivo: analisar a associação entre percepção dos pais sobre o ambiente e AFAL fora da escola em pré-escolares de baixa renda, considerando possíveis correlatos sociodemográficos. Métodos: participaram do estudo 129 pré-escolares (4,4 ± 0,7 anos, 50% meninos). A percepção dos pais sobre o ambiente e o tempo das crianças em AFAL foram avaliados através de questionário, aplicado em entrevista face-a-face com os pais. Dados sociodemográficos como sexo, idade, escolaridade da mãe, renda familiar e presença de irmãos foram informados pelos pais durante a entrevista. Para analisar as associações entre percepção dos pais sobre ambiente e AFAL utilizou-se a regressão logística, considerando um nível de significância de 95% para os desfechos AFAL durante a semana e no final de semana. Os dados foram analisados através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS; versão 21.0). Resultados: Um total de 76,9% dos pré-escolares apresentou < 2 horas/dia em AFAL durante a semana. Já no final de semana, 65,9% atingiram > 2 horas em AFAL. No modelo bruto, a percepção dos pais sobre a ausência de segurança no trânsito apresentou maiores chances para o menor tempo em AFAL durante a semana (OR: 0,39; p: 0,03) e no final de semana (OR: 0,46; p:0,04). Ainda, a percepção dos pais sobre a falta de locais para caminhar (OR: 0,33; p: 0,02) e segurança noturna (OR: 0,36; p: 0,04) apresentaram maiores chances para que as crianças atingissem menos tempo em AFAL durante a semana. Após ajustes para confundidores sociodemográficos, a percepção de ausência de segurança no trânsito (OR: 0,26; p: 0,01) e de locais para caminhar (OR: 0,15; p: 0,01) apresentaram maiores chances para o menor tempo dos pré-escolares em AFAL durante a semana. Conclusão: A percepção dos pais sobre ausência de segurança no trânsito e de locais para caminhar aumentou as chances de um menor acúmulo de tempo em AFAL em pré-escolares de baixa renda durante os dias de semana.
Presidente - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Externo à Instituição - GLAUBER CARVALHO NOBRE