PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: TAIS FEITOSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAIS FEITOSA DA SILVA
DATA: 26/07/2021
LOCAL: Online via Google Meet: meet.google.com/viw-mfcx-xsq
TÍTULO: Relações entre atividade física, habilidades motoras fundamentais, aptidão física e status de peso corporal em pré-escolares
PALAVRAS-CHAVES: atividade física, pré-escolares, habilidades motoras fundamentais, moderação, mediação, análise de redes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Introdução: a prática de atividade física (AF) deve ser estimulada para crianças desde a idade pré-escolar, no entanto grande parte das crianças não alcança essas recomendações, podendo gerar prejuízos para a saúde. Modelos teóricos hipotetizam a relação entre AF e Habilidades Motoras Fundamentais (HMF), com a participação de outros fatores intervenientes desta relação, como a aptidão física (ApF) e o status de peso corporal. Objetivo: investigar as associações transversais e a relação causal entre AF e HMF, considerando ApF e status de peso corporal como possíveis variáveis intervenientes. Métodos: a realização desta tese levou à produção de um estudo transversal (4,35±0,77 anos) e um estudo de intervenção (4.19±0.94 anos) com crianças em idade pré-escolar. AF foi mensurada através de acelerometria. As HMF foram avaliadas a partir do Test of Gross Motor Development – 2 nd edition (TGMD-2). A ApF foi mensurada a partir da bateria Field-Based Physical FitnessTest Battery in Preschool Children (PREFIT Battery) e o status de peso corporal foi representado pelo Índice de Massa Corporal (IMC) (massa corporal/estatura²). No estudo transversal foi aplicada a regressão linear com análise de moderação e mediação, respectivamente, considerado um nível de significância <0.05. Para o estudo de intervenção, os dados foram analisados a partir de uma perspectiva de análises de redes. Resultados: os resultados transversais indicaram que a AF se associou negativamente aos scores de HMF e esta associação foi moderada pela ApF, que diminuiu a força da associação entre AF e QM (de β=-0,130, r²=0,232 para β=-0,099, r²=0,298), e aumentou o effect size da associação (de f²=0,302 para f²=0,424). O mesmo aconteceu para os scores de locomoção (de β=-0,069, r²=0,171, f²=0,206 para β=-0,047, r²=0,269, f²=0,367) e controle de objetos (de β=-0,060, r²=0,202, f²=0,253 para β=-0,052, r²=0,212, f²=0,269). Os dados da intervenção indicaram que entre os momentos pré e pós, para a variável grupo, a influência esperada aumentou ( -0.762 vs. 1.084), enquanto que para o IMC reduziu (1.887 vs. 0.655). A AF moderada a vigorosa (AFMV) e a aptidão cardiorrespiratória, respectivamente, aumentaram a força de centralidade dentro da rede entre os dois momentos (0.215 para 0.500; e -1.233 para 0.630). Conclusão: nos pré-escolares avaliados, a ApF desempenhou um papel moderador na associação entre AF e HMF. Adicionalmente, um pograma de intervenção foi capaz de alterar a rede de associações entre AF, HMF, ApF e IMC, sendo observadas melhorias na aptidão cárdiorrespiratória, manutenção dos níveis de HMF e redução da influência do IMC no padrão emergente das crianças do grupo intervenção em relação às do grupo controle.
Externo à Instituição - ANELISE REIS GAYA
Externo à Instituição - CARLA MENÊSES HARDMAN