PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS GILBERTO DE FREITAS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS GILBERTO DE FREITAS JUNIOR
DATA: 06/08/2021
LOCAL: LinkZoom: https://us02web.zoom.us/j/83005254620?pwd=SjJQekFvMCtubmJuWUpJM2J3VkFMZz09
TÍTULO: Efeito repetido da fadiga mental sobre o desempenho técnico,físico e percepto-cognitivo em jovens atletas de voleibol
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chaves: Atletas, Desempenho Esportivo, Fadiga Mental, Cognição
RESUMO: A fadiga mental (FM) é um estado psicobiológico decorrente da participação em atividades de alta demanda cognitiva, caracterizada por sensação de cansaço, falta de energia, alteração da atividade cognitiva e aversão em continuar a tarefa realizada. De acordo com a literatura científica, a FM causa efeitos deletérios nos desempenho esportivo, mais precisamente no desempenho de endurance, técnico e percepto-cognitivo. No entanto, os estudos realizados, em sua maioria, observaram os efeitos agudos da FM no desempenho esportivo, carecendo a literatura de mais evidências sobre os prejuízos causados pela FM a longo prazo. Desta forma, o presente projeto terá o objetivo de verificar o efeito repetido da FM sobre o desempenho físico, técnico e percepto-cognitivo em atletas jovens de voleibol. Para tanto, será realizado um estudo de medidas repetidas com delineamento cruzado, totalizando um período de 7 semanas, com a participação de atletas masculinos de voleibol, categoria sub-19, selecionados de forma não probabilística. Os atletas serão aleatoriamente divididos em dois grupos, fadiga mental (GMF) e controle (GC). Durante 30 minutos ininterruptos antes das sessões de treinamento das semanas 2 e 3, o GMF utilizará as redes sociais. Neste período, no mesmo momento e pelo mesmo tempo, o GC assistirá vídeos emocionalmente neutros. Nas semanas 5 e 6, os atletas inverterão as condições. Nas semanas 1, 4 e 7 os atletas serão submetidos aos testes de saltos verticais de contexto intermitente realizados em 60 segundos (TSVI60), jogo simulado para análise do desempenho técnico da ação de ataque (DTa) por meio do Game Performance Assessment Instrument (GPAI), tarefa de tomada de decisão (TTD) com análise de cenas de ataque em primeira pessoa e tarefa de rastreamento de múltiplos objetos em terceira dimensão (3D-MOT) para análise da habilidades percepto-cognitivas. Durante este período os atletas participarão normalmente de suas rotinas de treinamento, tendo seus níveis de recuperação e carga interna de treinamento semanal total (CTST) analisados por meio dos métodos Total Quality Recovery (TQR) e da percepção subjetiva do esforço da sessão (PSE-s), respectivamente. Paralelamente, serão analisados os tempos totais em que os atletas utilizarão as redes sociais semanalmente. O teste de Shapiro-Wilk será utilizado para análise da normalidade dos dados. Será utilizada uma ANOVA two-way para analisar efeito de interação ou GEE para as variáveis TSVI60, DTa, TTD e 3D-MOT. O teste T de Student independente será utilizado para comparar, semanalmente, os níveis de TQR e CTST entre os atletas que usarão as redes sociais por mais tempo e os atletas que as usarão por menos tempo.
Externo à Instituição - EDUARDO MACEDO PENNA
Interno - 3068425 - FABIO YUZO NAKAMURA