PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA BATISTA ALBUQUERQUE GOULART LEMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA BATISTA ALBUQUERQUE GOULART LEMOS
DATA: 30/07/2021
LOCAL: Online via Google Meet:meet.google.com/omp-jzdy-oqa
TÍTULO: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO GÍMNICA NAS RELAÇÕES ENTRE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS, FUNÇÃO EXECUTIVA E AUTORREGULAÇÃO EM PRÉ-ESCOLARES DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO EM CLUSTER
PALAVRAS-CHAVES: Habilidades Motoras Fundamentais; Funções Executivas; Autorregulação; Ginástica Educacional; Pré-escolares.
RESUMO: Introdução: Evidências reportam uma íntima relação entre aquisição de Habilidades Motoras Fundamentais (HMF) e desenvolvimento das Funções Executivas (FE) e da Autorregulação (AR) na primeira infância. Adicionalmente, o efeito crônico da atividade física (AF) tem sido proposto como um fator ambiental que pode afetar o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e comportamental nesta fase da vida. Nesta perspectiva, tem sido demonstrado resultados mistos de intervenções motoras, ou seja, programas de AF focados em HMF, e desfechos nas FE e AR de préescolares. Estes estudos tem pautado os resultados em relações lineares de causaefeito. Por outro lado, não são conhecidos estudos que tenham investigado o efeito de uma intervenção motora nas possíveis associações dinâmicas e não lineares entre HMF, FE, AR, considerando fatores sociodemográficos e a AF habitual em préescolares. Objetivo: Investigar o efeito de uma intervenção de ginástica educacional, delineada ao ambiente pré-escolar, na interrelação não linear entre HMF, FE e AR em pré-escolares de baixo nível socioeconômico, por meio de uma perspectiva de rede. Método: Serão recrutados 182 pré-escolares entre 3 e 4 anos matriculados em seis creches públicas da zona urbana de Petrolina (PE). A randomização em cluster será realizada a nível das creches e das turmas as quais serão designadas em turmas intervenção (N=91), em que participarão de um programa de Ginástica Educacional por um período de 12 semanas, enquanto as turmas controle (N=91) irão manter as atividades curriculares. O Teste de Desenvolvimento Motor Grosso - 3º edição será utilizado para avaliar as HMF locomotoras e de controle de bola. As habilidades centrais de FE, controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva serão medidas por meio dos testes contidos na bateria Early Years Toolbox (EYT). A AR será avaliada de por meio do Questionário de Autorregulação e Comportamento da bateria EYT (maneira indireta), e por meio do teste Cabeça, Pés, Joelho e Ombro (medida direta). A AF será medida de forma objetiva durante sete dias por meio do uso de um acelerômetro ActiGraph GT3X. Os correlatos sociodemográficos serão obtidos por meio de um questionário aplicado aos pais/responsáveis. Todas as medidas serão realizadas em três fases: antes da intervenção, imediatamente após o final da intervenção e 12 semanas após o final da intervenção (Follow up). Análises de redes serão utilizadas para avaliar o impacto da intervenção de ginástica educacional na relação entre HMF, FE, AR e correlatos socioeconômicos e de AF nos pré-escolares. Os indicadores de centralidade (1) intermediação; (2) influência esperada e (3) força serão calculados para entender o papel de cada variável no padrão que emergiu das redes. Resultados Esperados: Espera-se que 12 semanas de intervenção de ginástica educacional possa alterar positivamente a rede de associações entre HMF, FE, AR e confundidores sociodemográficos e comportamentais em pré-escolares, sendo mantidos os efeitos após um período de 12 semanas de Follow-up.
Presidente - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS
Interno - 1066708 - LEONARDO DE SOUSA FORTES