PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA TEREZA DE SOUSA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA TEREZA DE SOUSA BRITO
DATA: 05/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/bqa-gcno-mhe
TÍTULO: PROPOSTA TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA DO TREINAMENTO FÍSICO COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO (RFS): DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DO (DISPOSITIVO DE COMPRESSÃO APENDICULAR- DICA)
PALAVRAS-CHAVES: exercício de força, restrição de fluxo sanguíneo, validação de instrumento.
RESUMO: RESUMO A restrição de fluxo sanguíneo (RFS) é um método que exige compressão externa da região proximal do esqueleto apendicular com torniquetes e pode ser utilizado tanto com o indivíduo em repouso, quanto com a prática de exercicio aeróbio e /ou anaeróbio. Vem sendo aplicado como uma alternativa ao exercicio com altas cargas, eficaz para o aumento da força, hipertrofia, processos de reabilitação física, capacidade cardiorrespiratória, atendendo populações clinicas, entre outros. Geralmente o ônus dos equipamentos é elevado e difícil acesso para setores da prática física, públicos e/ou privados. Assim, o objetivo deste estudo desenvolver uma proposta tecnológica e metodológica de criação e validação de módulo elástico para aplicabilidade do método com RFS. Trata-se de um estudo clínico randomizado, metodológico de instrumentação, experimental e longitudinal, realizado em três etapas:1) desenvolvimento da proposta tecnológica e metodológica para criação do instrumento nas propriedades físicas do módulo de tração elástico e a economia deste recurso, de acordo com as normas da ABNT; 2) Validação concorrente do módulo elástico;3) verificação do módulo elástico e aplicabilidade prática com sessão de treinamento experimental em duas condições do EF com RFS com 20% de 1RM, entre o torniquete pneumático e o módulo elástico. Inicialmente será aplicado um teste para verificar a normalidade e outro para homocedasticidade dos dados. As informações das características antropométricas, hemodinâmicas dos participantes de todas as fases serão expressos como média ± desvio padrão e os ajustes da faixa de restrição em mediana (intervalo interquartil). O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) será utilizado para verificar a confiabilidade das medidas de teste e comprimento de reteste; testes de comparação de grupos e análise de medidas repetidas serão utilizados para comparar as variáveis hemodinâmicas, perceptivas, metabólicas e neuromusculares entre as sessões de treinamento com o torniquete e o módulo elástico. O nível de significância adotado será de p <0,05 e delta variação o software utilizado para análise dos dados será o Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 25.0. Espera-se efetivar o método de RFS, com módulo elástico em hospitais, clínicas de reabilitação, Unidades básicas de Saúde (UBS´s), academias de ginástica e outros setores da prática física, capaz de intervir em melhorias do desempenho metabólico, neuromuscular e hemodinâmico.
Presidente - 338275 - MARIA DO SOCORRO CIRILO DE SOUSA
Externo à Instituição - GILBERTO CANDIDO LAURENTINO