PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES
DATA: 30/11/2022
HORA: 09:30
LOCAL: link: https://meet.google.com/rob-qmbt-zbp
TÍTULO: APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem. Pedagogia da Corporeidade. Educação Física.
Semiótica.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: A Pedagogia da Corporeidade (PC) é um método de ensino e de pesquisa que proporciona
subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento da aprendizagem na
Educação Física. Neste trabalho, nos detemos no pilar semiótico da PC, especialmente
em sua inspiração na filosofia do pragmatismo peirceano. Com a PC, visamos inserir na
Educação Física o debate do problema semiótico da aprendizagem, isso porque a
aprendizagem é tratada como semiose, ação de signos na circunstância, produzindo
efeitos existenciais. Aborda a Educação Física como uma disciplina e área de
conhecimento capaz de promover continuamente o hábito de mudança de hábitos,
gerando novos modos de interação com o mundo, a partir de reconfigurações na
percepção, ação e interpretação nos diferentes tipos de situações de movimento. O
problema de pesquisa consistiu em: quais as implicações para a Educação Física escolar
da concepção de aprendizagem pela Pedagogia da Corporeidade? Para responder essa
questão, realizamos uma pesquisa conceitual que teve duas etapas: 1 - Panorama
Conceitual: foi constituído pelo levantamento dos textos da PC (totalizando 378 páginas
examinadas) e pela seleção dos conceitos; 2 - Elaboração Conceitual: foram identificadas
as teses da aprendizagem da PC e foi realizado o exame das teses, tendo como critérios
de análise: o grau de originalidade, a avaliação da aplicabilidade de cada tese e suas
possíveis contribuições teórico-metodológicas para a área. Foi delineada uma tese
original, discutindo as formulações subteses que daí derivaram, representantes do
trajeto da experiência de aprendizagem na Educação Física. O conhecer desenvolve-se
numa situação de aprendizagem, em que o jogo é o pivô. E a ocorrência dessas situações
é capaz de autogerar um ambiente de aprendizagem, uma zona de comunicação, cujo
fluxo de informações mobiliza o aprendente a sintonizar, traduzir e subjetivar. O
produto de aprendizagem é uma configuração singular, uma forma de interagir na
circunstância com mais eficiência. Após cotejamento analítico, conclui-se que a tese e as
subteses da aprendizagem pela PC, ao incluírem o emocional, o energético e o lógico,
superam dicotomias de enfoque e ampliam o escopo teórico-metodológico no trato da
aprendizagem na Educação Física Escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 594.758.464-68 - ADRIANA DE FARIAS GEHRES - UPE
Externo à Instituição - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo à Instituição - EDISON DE JESUS MANOEL
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA