PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: ALCIDES PRAZERES FILHO

DISCENTE: ALCIDES PRAZERES FILHO
DATA: 15/04/2016
LOCAL: Sala de reunião do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba - U
TÍTULO: TEMPO TOTAL E BOUTS DE COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Jovem, Sedentarismo, Fatores cardiometabólicos, Atividade Motora.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Tempo total e bouts de comportamento sedentario e fatores de risco para sindrome metabolica em adolescentes Autor: Alcides Prazeres Filho Orientador: Jose Cazuza de Farias Junior INTRODUCAO: O tempo excessivo em exposicao a comportamento sedentario tem sido associado a niveis mais baixos de saude, podendo aumentar o risco de perfil desfavoravel nos fatores e escore de risco para sindrome metabolica. Investigacoes com adolescentes sao escassas acerca da relacao entre tempo total e bouts em comportamento sedentario e os fatores e escore de risco para sindrome metabolica. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi analisar as associacoes do tempo total e bouts em comportamento sedentario com fatores e escore de risco para sindrome metabolica em adolescentes de Joao Pessoa (PB), Brasil. METODOS: Trata-se de estudo epidemiologico transversal, de base escolar, que consistiu na analise dos dados coletados no primeiro ano (2014) do Estudo Longitudinal sobre Comportamento Sedentario, Atividade Fisica, Habitos Alimentares e Saude de Adolescentes - Estudo LONCAAFS. Foram analisados dados em uma subamostra com 572 adolescentes (53,3% do sexo feminino) de 10 a 14 anos de idade do sexto ano do Ensino Fundamental II da rede publica de ensino do municipio de Joao Pessoa (PB). O comportamento sedentario foi mensurado por acelerometros da marca Actigraph GT3X, sendo estimado o tempo medio em horas e numero medio de bouts por dia em comportamento sedentario. Os fatores de risco para sindrome metabolica analisados foram: glicose, HDL-c, triglicerideos e pressao arterial sistolica e diastolica. Determinou-se um escore de risco para sindrome metabolica a partir da soma dos escores z desses fatores. Para analisar a relacao entre tempo total e o numero medio de bouts por dia em comportamento sedentario e os fatores e escore de risco para sindrome metabolica foi utilizada a regressao linear bruta e ajustada. RESULTADOS: A analise ajustada demonstrou que o tempo total em comportamento sedentario nao se associou (p>0,05) aos fatores e ao escore de risco para sindrome metabolica. Numero medio de bouts de 1 a 4 minutos foi inversamente associado a pressao sistolica nos adolescentes do sexo masculino (ß = -0,202; IC95%: -0,341; - 0,063) e de 10 a 11 anos de idade (ß = -0,141; IC95%: -0,250; - 0,031), a glicose (ß = -0,215; IC95%: -0,376; - 0,054) e a pressao arterial diastolica (ß = -0,130; IC95%: -0,246; - 0,015) nos do sexo masculino. Bouts de 15 a 30 minutos foi positivamente associado a pressao arterial diastolica no sexo feminino (ß = 0,591; IC95%: 0,018; 1,165) e nos adolescentes de 10 a 11 anos de idade (ß = 0,670; IC95%: 0,117; 1,223). O numero medio de bouts de 1 a 4 minutos (β = -0,045; IC95%: -0,074; -0,016) e de 5 a 9 minutos no sexo feminino (ß=-0.096; IC95%: -0,180; -0,012) apresentaram associacao inversa com escore de risco para sindrome metabolica. CONCLUSAO: Tempo total em comportamento sedentario nao apresentou relacao com os fatores e o escore de risco para sindrome metabolica. Bouts de curta duracao esta inversamente associado aos fatores e escore de risco para sindrome metabolica, porem bouts de longa duracao parecem promover alteracoes desfavoraveis nos fatores de risco para sindrome metabolica. Palavras chave: Jovem, Sedentarismo, Fatores cardiometabolicos, Atividade Motora.
Externo à Instituição - EDILSON SERPELONI CYRINO
Interno - 1860191 - FILIPE FERREIRA DA COSTA