PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: EDUARDO DOMINGOS DA SILVA FREITAS

DISCENTE: EDUARDO DOMINGOS DA SILVA FREITAS
DATA: 07/04/2016
LOCAL: Sala de reunião do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba - U
TÍTULO: DEMANDAS FISIOLÓGICAS E RESPOSTAS CARDIOMETABÓLICAS AGUDAS DO EXERCÍCIO DE FORÇA COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SAGUÍNEO EM DIFERENTES NÍVEIS DE PRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: oclusão arterial, exercício resistido, pressão arterial, dano muscular, estresse oxidativo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Autor: EDUARDO DOMINGOS DA SILVA FREITAS Orientador: PROFa. DRa MARIA DO SOCORRO CIRILO DE SOUSA Introducao: Diversos estudos tem investigado a demanda fisiologica e cardiometabolica imposta pelo treinamento de forca com restricao do fluxo sanguineo (RFS). Entretanto, ainda nao foi atentado para estas respostas quando o exercicio e realizado em diferentes niveis da pressao de oclusao arterial (POA), individualmente estabelecida para cada sujeito. Objetivo: investigar as respostas fisiologicas e cardiometabolicas ao exercicio de forca realizado em diferentes niveis de POA. Metodologia: 15 jovens ativos do sexo masculino foram submetidos a quatro condicoes do exercicio de forca (30% de 1RM, 4 series, 10 repeticoes, 30’ de intervalo entre as series), variando apenas na quantidade de pressao de oclusao aplicada: CON (sem POA), AOP-50 (50% da POA total), AOP-75 (75% da POA) e AOP-100 (100% da POA). A normalidade e a homogeneidade dos dados foram testadas pelo teste de Shapiro-Wilk e Levene, respectivamente. A ANOVA two-way de medidas repetidas (condicao x tempo) foi utilizada para testar as diferencas nas medias das variaveis hemodinamicas (repouso, entre a 2 e a 3 serie, 1 a cada 15 min durante uma hora apos o exercicio), de dano muscular e estresse oxidativo (ambos no repouso, 1, 24 e 48 h apos). Quando alguma diferenca entre as medias foi encontrada, utilizou-se a correcao de Bonferroni para localizar a diferenca. Resultados: Apesar de ter sido verificada uma correlacao positiva significativa entre o aumento da POA e a resposta hemodinamica, nao foram verificadas diferencas significativas entre as condicoes experimentais durante ou ate 1 h apos o exercicio (p > 0.05). Tambem nao foi observado impacto da aplicacao de diferentes POA sobre os biomarcadores de dano muscular e estresse oxidativo ate 48 h apos o exercicio (p > 0.05). Conclusao: A aplicacao de diferentes POA nao resulta em alteracoes fisiologicas e cardiometabolicas significativas durante e apos o exercicio.
Interno - 2338179 - ALEXANDRE SERGIO SILVA
Interno - 334.405.814-20 - MANOEL DA CUNHA COSTA - UNIPORTO