PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES

DISCENTE: LEYS EDUARDO DOS SANTOS SOARES
DATA: 29/11/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física
TÍTULO: A TENDÊNCIA ANTISSOCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E A OFICINA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Jogo. Brinquedo. Psicanálise. Educação Física.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-acao. Teve como objetivo analisar os efeitos da oficina de brinquedos e brincadeiras para o comportamento de criancas antissociais. Foi realizada na escola de ensino fundamental Agostinho Fonseca Neto, uma escola da rede municipal de ensino de Joao Pessoa-PB. A proposta de intervencao foi desenvolvida na escola de acordo com a seguintes etapas: a) “Apresentacao do projeto” – o projeto de pesquisa foi apresentado ao corpo pedagogico a fim de que os professores indicassem a turma com mais problemas de indisciplina e violencia; b) “Aulas avaliativas” – a partir da proposta dos professores, observamos aulas de uma turma do 5° ano do ensino fundamental. Com base em um roteiro de observacao, elaborado para subsidiar este processo de observacao, analisamos o comportamento da turma durante as aulas da professora de classe e nas aulas de educacao fisica; c) “Entrevistas” – foram entrevistadas 5 criancas da turma, com idades entre 11 e 15 anos, estas foram as criancas que mais apresentavam comportamentos antissociais e menos comportamentos sociais derivados da tendencia antissocial conforme foram elencados no roteiro de observacao. Afim de conhecer o perfil e o historico antissocial dessas criancas, tambem foram entrevistados seus pais, professores e o diretor escolar; d) “Apresentacao da oficina” – foram apresentados para toda a turma quatro blocos de aulas, agrupados assim devido as suas semelhancas na maneira de jogar: peteca e frescobol (1° bloco), bola de papel e pula-bola (2°bloco), jogo de tampinhas e campinho de futebol (3° bloco), acerte o alvo e boliche de garrafas (4° bloco). Por votacao, as criancas escolherem tres destes blocos ou seis brinquedos; e) “Realizacao da oficina” – A partir da escolha das criancas, foi realizada a oficina de brinquedos e brincadeiras (OBBA), com os blocos de aula 1, 2 e 3. Para cada bloco foi realizada tres aulas. Os resultados da OBBA foram avaliados a partir de uma escala de avaliacao, denominada de Escala de Tendencia Antissocial (ETA), elaborada para melhor avaliar os comportamentos antissociais e sociais antes e durante a oficina. Os resultados da intervencao estao apresentados em dois artigos. No primeiro artigo, e analisado os resultados para o comportamento antissocial, caracterizado pelas atitudes de agressoes fisicas, agressoes verbais e vandalismos. As agressoes verbais constituiam o maior problema da turma, recebendo nota maxima na primeira avaliacao antes da oficina, Ja na segunda avaliacao, durante a oficina, se notou uma diminuicao significativa do numero de ocorrencias para esta categoria, isto e, a OBBA, a partir dos momentos de construcao e brincadeiras e, por conseguinte, variados momentos de convivencia, conseguiu diminuir os xingamentos, apelidos e provocacoes. Pois observamos que no espaco favorecido de jogo as criancas passaram a se perceber melhor, modificaram suas condutas, agredindo menos e colaborando mais nas brincadeiras. Ja o segundo, analisou os resultados para o comportamento social, analisando especificamente as atitudes de solidarizacao, gentilezas e zelo. Os resultados deste segundo artigo apontaram um crescimento no registro das acoes sociais. Os momentos de construcao durante as oficinas foram os principais espacos de sociabilidade em que foi possivel observar nos grupos de construcao e nas relacoes das criancas com os demais grupos, por exemplo, dialogos, elogios, agradecimentos que nao ocorriam com muita frequencia antes da oficina. Desse modo a OBBA, nos seus diferentes momentos de construcao e brincadeiras, representou um importante espaco para o surgimento de atitudes sociais e diminuicao das antissociais, por conseguinte, um melhor saber conviver foi oportunizado para as criancas participantes.
Externo ao Programa - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA