PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: SANDRA BARBOSA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA BARBOSA DA COSTA
DATA: 29/11/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física
TÍTULO: BRINCAR NA VELHICE: efeitos semióticos do Jogo Quadrantes Mágicos (JQM) em idosos
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Jogo. Brincar. Idoso. Velhice. Semiótica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO O Programa Jogo Quadrantes Magicos teve sua estruturacao fundamentada pela Aula-Laboratorio da Pedagogia da Corporeidade. Trata-se de um novo paradigma teorico-metodologico de proceder no ensino da educacao fisica em que as estrategias de ensino compreendem o movimento humano como situacao ludica, educativa e terapeutica. A Pedagogia da Corporeidade toma a situacao de movimento, especialmente o jogo, como pivo educativo na formacao do Ser brincante. As diferentes estrategias e situacoes de movimento privilegiam o carater ontologico e relacional do jogo fundado numa compreensao heideggeriana do Ser-com-os-outros. O objetivo do estudo e analisar os efeitos semioticos do Programa do Jogo Quadrantes Magicos em grupos de idosos, em tres dimensoes: emocional, energetica e logica. Aquele que faz uma analise semiotica a faz assumindo necessariamente a posicao do interpretante dinamico daquela semiose especifica. Isso significa que o analista esta necessariamente implicado na analise que realiza. Nao se deve entender com isso que a analise esta fadada a submergir na mera subjetividade, pois o percurso da semiose, que comecou no fundamento do signo avancando ate o interpretante, segue a logica que obriga o analista a se desprender de uma visao puramente subjetiva (SANTAELLA, 2008). Trata de uma pesquisa-acao com enfase na observacao participante e abordagem fenomenologica com a utilizacao de procedimentos de metodos mistos sequenciais. Participaram do estudo 18 sujeitos do Centro Social Urbano do Rangel, da cidade de Joao Pessoa / Paraiba e 20 do Programa de Biodanca para a Terceira Idade da UFPB. Como instrumentos foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada, tres roteiros de observacao do jogo, Miniexame do Estado Mental e o teste de Bloco de Corsi. Para a apreciacao dos resultados foi utilizada a analise semiotica peirciana e a analise estatistica comparativa do nivel do Bloco de Corsi pela ANOVA Two Way. O estudo foi aprovado no comite de etica da UFPB. Os resultados quantitativos do estudo apresentou a analise comparativa do nivel do Bloco de Corsi pela ANOVA Two Way, observou-se que nao existiu interacoes significativas entre grupos x tempo (F = 0,302; ɳ2 = 0,020; p = 0,742) e no tempo (F = 0,043; ɳ2 = 0,001; p = 0,837), no entanto, houve diferencas entre os grupos (F = 8,578; ɳ2 = 0,364; p = 0,001). Na analise intergrupo da variacao Pos-Pre pela ANOVA one-way, observou-se que nao houve diferencas significativas entre os grupos (p = 0,193). As categorias da experiencia de Peirce considera a experiencia como o inteiro resultado cognitivo do viver. Os efeitos semioticos do JQM apreendeu em suas comunicacoes emocionais os impetos prazerosos de excitacao e absorcao no duelo do jogo; os efeitos energeticos do jogo demonstrou o esforco nas acoes de fluidez entre os jogadores com estrategias de jogo com a autoria de movimentos criadas situacoes de movimento dos jogadores e os efeitos logicos se traduziram no avanco do conhecimento de cada jogador ao evocar o proprio Ser brincante na velhice. Essas tres dimensoes apresentou semioses completas em suas categorias fenomenologicas de primeiridade (emocionais), secundidade (energeticas) e terceiridade (logicas).
Externo ao Programa - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Interno - 1736864 - GILMARIO RICARTE BATISTA