PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: ARTHUR OLIVEIRA BARBOSA

DISCENTE: ARTHUR OLIVEIRA BARBOSA
DATA: 07/12/2016
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física
TÍTULO: REDUÇÃO DOS DADOS DO ACELERÔMETRO: IMPACTO DE DIFERENTES TOMADAS DE DECISÃO NAS ESTIMATIVAS DE ATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chave: Adolescente, Acelerômetro, Atividade motora, Redução dos dados.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Reducao dos dados do acelerometro: impacto de diferentes tomadas de decisao nas estimativas de atividade fisica em adolescentes Autor: Arthur Oliveira Barbosa Orientador: Jose Cazuza de Farias Junior Introducao: diferentes escolhas tem sido adotadas na reducao de dados do acelerometro, contudo pouco se conhece sobre o impacto das combinacoes de dia e numero de dias validos de uso do acelerometro nas estimativas de atividade fisica em adolescentes. Objetivo: analisar o impacto de diferentes combinacoes de dia e numero de dias validos uso do acelerometro nas estimativas de atividade fisica em adolescentes. Metodos: trata-se de um estudo transversal com 784 adolescentes (media de idade 11,9, dp = 0,9; 53,9% do sexo feminino). A atividade fisica foi mensurada por acelerometros GT3X+ da Actigraph. Foram produzidas estimativas de atividade fisica leve, moderada, vigorosa e moderada a vigorosa a partir de diferentes combinacoes de dia e numero de dias validos de uso do acelerometro: sendo seis, oito e 10 horas de uso por dia para dia valido e tres, quatro, cinco e sete dias de uso. O coeficiente de correlacao intraclasse (CCI) e a formula Spearman Brown Prophecy foram utilizados para avaliar a reprodutibilidade da estimativa do tempo semanal de atividade fisica produzida para cada combinacao. A regressao linear multipla foi utilizada para verificar quais e quantos dias de uso do acelerometro melhor explicavam a variancia do tempo semanal de atividade fisica. Para comparar os tempos medios de atividade fisica e as proporcoes de adolescentes fisicamente ativos (atividade fisica leve: 101 a 2295; moderada: 2296 a 4011; vigorosa: ≥4012 e moderada a vigorosa: ≥2296; adolescente fisicamente ativo: ≥60min/dia de atividade moderada a vigorosa) entre as combinacoes foi utilizada a intercessao dos intervalos de confianca de 95% (IC95%). Resultados: quatro dias de uso do acelerometro produziram niveis adequados de reprodutibilidade (≥0,70) e mais de 90% de explicacao dos tempos semanais de atividade fisica para todas combinacoes. Nao houve diferencas significativas entre os tempos medios de atividade fisica moderada, vigorosa e moderada a vigorosa e para as proporcoes de adolescentes fisicamente ativos entre as combinacoes avaliadas. Verificou-se diferencas significativas nos tempos medio de atividade fisica leve entre as combinacoes. Utilizar o acelerometro por pelo menos seis horas por dia subestimou o tempo medio diario de atividade fisica leve em 22,8min/dia (3 dias ≥6 horas/dia vs 3 dias ≥10 horas/dia); 22,0min/dia (4 dias ≥6 horas/dia vs 4 dias ≥10 horas/dia), 20,4min/dia (5 dias ≥6 horas/dia vs 5 dias ≥10 horas/dia) e 19min/dia (7 dias ≥6 horas/dia vs 7 dias ≥10 horas/dia) comparado a 10 horas ou mais. Conclusao: utilizar o acelerometro por no minimo seis horas e tres dias foram suficientes para estimar o tempo de atividade fisica moderada, vigorosa e moderada a vigorosa. Porem, para estimar o tempo de pratica de atividade fisica leve, deve-se utilizar combinacoes a partir de tres dias de uso do acelerometro e pelo menos oito horas de uso.
Externo à Instituição - INÁCIO CROCHEMORE MOHNSAM DA SILVA
Presidente - 1350659 - JOSE CAZUZA DE FARIAS JUNIOR