PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: LEONE SEVERINO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONE SEVERINO DO NASCIMENTO
DATA: 18/01/2017
LOCAL: Sala de Reunião do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba - U
TÍTULO: EFEITO AGUDO E CRÔNICO DO EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBIO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL EM HIPERTENSOS RESISTENTES
PALAVRAS-CHAVES: Hipertensão; Exercício; Hipotensão Pós-Exercício; Sistema Nervoso Autônomo; Hemodinâmica; Resistência Vascular
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO A hipertensao arterial resistente e uma condicao clinica especifica que atinge cerca de 10% dos pacientes com hipertensao arterial sistemica, e caracteriza-se pela manutencao de niveis elevados de pressao arterial (PA) mesmo em uso de tres ou mais medicamentos anti-hipertensivos, ou sob controle da PA em terapias com quatro ou mais agentes anti-hipertensivos. Mudancas no estilo de vida sao indicadas para a hipertensao arterial, sendo a pratica de exercicio fisico uma estrategia necessaria e importante para gerenciar os niveis de pressao arterial. No entanto, pouco se sabe sobre essa terapia nao farmacologica em hipertensos resistentes. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a resposta da PA a sessoes de exercicio fisico aerobio com leve e moderada intensidade, bem como, os mecanismos autonomicos e hemodinamicos. Alem disso, foi avaliado o efeito do treinamento fisico aerobio de leve intensidade sobre a PA de pacientes com hipertensao resistente. Foram incluidos 15 hipertensos resistentes, com idade de 57± 2 e IMC de 29,8 ± 1,3 kg/m², que realizaram em ordem randomica as sessoes de exercicio aerobio de leve (EAL) e moderada intensidade (EAM) e sessao controle. Em seguida, os hipertensos resistentes foram randomicamente alocados no grupo treinamento (GT) e submetidos a 8 semanas de treinamento fisico aerobio de leve intensidade e grupo controle (GC), sem intervencao. Foram avaliadas antes e apos cada sessao aguda a PA de consultorio e ambulatorial, a modulacao autonomica cardiovascular, a sensibilidade barorreflexa espontanea, o fluxo sanguineo muscular e a resistencia vascular periferica. Antes e apos o periodo treinamento ou controle foram avaliadas a PA de consultorio e ambulatorial. Agudamente, apos EAL e EAM ocorreram reducoes, respectivamente, da PAS (-13 mmHg p=0,034; -18 mmHg p=0,028) e PAM de consultorio (-8 mmHg p=0,002; -9 mmHg p=0,023). Reducoes da PA ambulatorial foram encontradas apos EAL e EAM, principalmente, na vigilia da PAS (-8 mmHg p=0,039 e -11 mmHg p=0,024, respectivamente), sem diferencas entre as sessoes de exercicio. Aditivamente, ocorreu atenuacao da modulacao simpatica cardiaca e vasomotora apos ambas as sessoes de exercicio aerobio. A sessao EAM ocasionou diminuicao da resistencia vascular comparada a EAL (p=0,021). O treinamento reduziu significativamente a PA ambulatorial nos pacientes do GT comparado ao GC: PAS vigilia -17 mmHg vs +6 mmHg (p=0,005); PAS sono -13 mmHg vs +11 mmHg (p=0,031); PAS 24 horas -15 mmHg vs +6 mmHg (p=0,004); PAM vigilia -12 mmHg vs + 1 mmHg (p=0,033) e PAM 24 horas -10 mmHg vs +3 mmHg (p=0,007). Conclui-se que o exercicio fisico aerobio de leve e moderada intensidade e o treinamento fisico aerobio de leve intensidade e eficaz em promover hipotensao pos-exercicio em hipertensos resistentes. A atividade autonomica cardiovascular parece ser um mecanismo modulador da resposta da PA ao exercicio aerobio.
Externo à Instituição - ANNA MYRNA JAGUARIBE DE LIMA
Interno - 2367557 - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS