PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: GERFERSON MENDONÇA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERFERSON MENDONÇA DOS SANTOS
DATA: 19/10/2017
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E MARCADORES CARDIOMETABÓLICOS EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO LONGITUDINAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chave: Tempo sentado, Fatores de risco, Síndrome X Metabólica, Adolescência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Comportamento sedentario e marcadores cardiometabolicos em adolescentes: um estudo longitudinal Autor: Gerfeson Mendonca dos Santos Orientador: Jose Cazuza de Farias Junior O comportamento sedentario tem sido compreendido como um construto distinto da atividade fisica, com mecanismos especificos de atuacao sobre a saude e tem sido associado a diferentes marcadores cardiometabolicos em adultos. No entanto, em adolescentes os resultados dos estudos sao controversos. O objetivo desse estudo foi descrever os niveis de comportamento sedentario e analisar as suas possiveis influencias sobre marcadores cardiometabolicos em adolescentes. Trata-se de um estudo longitudinal que analisou dados de 294 adolescentes de escolas publicas do municipio de Joao Pessoa (PB), que foram acompanhados de 2014 a 2015. O comportamento sedentario foi mensurado por acelerometro triaxial (Actigraph GT3X+) e o ponto de corte usado para definir comportamento sedentario foi ≤ 100 counts/minutos. Os marcadores cardiometabolicos avaliados foram: glicose de jejum, colesterol total, triglicerideos plasmaticos, lipoproteinas de alta (HDL-C) e de baixa (LDL-C) densidade, indice de massa corporal, circunferencia abdominal, pressao arterial sistolica e diastolica, e o escore dos marcadores cardiometabolicos. Identificou-se em cada ano que cerca de 60% dos adolescentes despendiam de sete a nove horas por dia em comportamento sedentario (65,0% em 2014 e 63,3% em 2015), e um aumento medio de 30 minutos por dia no tempo de exposicao ao comportamento sedentario de 2014 (media = 7,5; desvio padrao = 1,8 horas) para 2015 (media = 8,0; desvio padrao = 1,7 horas; p < 0,001). Na analise longitudinal, identificou-se uma relacao significativa e inversa entre tempo total em comportamento sedentario e colesterol total (β = −0,098; IC95%: −0,173; −0,022) e o LDL-C (β = −0,091; IC95%: −0,157; −0,026). Foi identificado que o estado nutricional (obesidade) moderou a relacao entre comportamento sedentario e pressao arterial diastolica (β = 0,047; IC95%: 0,010; 0,085). Conclui-se que os adolescentes tem despendido tempo excessivo em comportamentos sedentarios por dia, com tendencia de aumento de exposicao. No entanto, de forma geral, a exposicao ao tempo sedentario nao se associou aos marcadores cardiometabolicos, exceto para a pressao arterial diastolica em adolescentes obesos.
Externo à Instituição - ADRIANO AKIRA HINO
Interno - 1860191 - FILIPE FERREIRA DA COSTA