PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: SIDNEY DOS SANTOS PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDNEY DOS SANTOS PINHEIRO
DATA: 30/10/2017
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: TREINAMENTO RESISTIDO EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: Efeito Sobre a Força Muscular Respiratória, Espessura, Mobilidade e Atividade Mioelétrica Diafragmática
PALAVRAS-CHAVES: Palavras Chave: Treinamento de Resistência, Insuficiência Cardíaca, Músculos Respiratórios.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Introducao: Pacientes com insuficiencia cardiaca (IC) apresentam reduzida perfusao tecidual, a qual acarreta hipoxia do tecido muscular esqueletico, resultando em adaptacoes estruturais, metabolicas e funcionais, e consequente hipotrofia dos musculos apendiculares e respiratorios. Objetivo: Avaliar o efeito do treinamento resistido (TR) dinamico sobre a forca muscular respiratoria, espessura, mobilidade e ativacao do musculo diafragma em pacientes com IC. Como desfechos secundarios, nos iremos avaliar a expansibilidade toracica e a qualidade de vida nesses pacientes. Metodos: Foram incluidos 18 pacientes com IC em classe funcional I, II e III (NYHA), homens, aos quais, foram aleatorizados em: grupo treinamento (GT) (56,0 ± 6,8 anos; 26,1 ± 4,1 kg/m2) e controle (GC) (54,0 ± 9,2 anos; 27,9 ± 4,0 kg/m2). O pacientes com IC do GT foram submetidos a um programa de TR com intensidade moderada que compreendia cinco exercicios realizados tres vezes/semana com duracao de 12 semanas. Previamente, e ao termino da intervencao, foram avaliadas a forca muscular respiratoria com manobras de pressao inspiratoria e expiratoria maxima (PImax e PEmax), a espessura (ED) e mobilidade (MD) do musculo diafragma pela ultrassonografia. A atividade do musculo diafragma durante manobra de PImax, foi avaliada com eletromiografia de superficie, a expansibilidade toracica pela cirtometria (axilar, xifoideana e abdominal) e a qualidade de vida pelo questionario de Minnesota. Os dados estao apresentados como media e desvio padrao, diferenca da media e intervalo de confianca (IC 95%). Realizamos o tamanho do efeito (ES) com Cohen d e o nivel de significancia aceito foi de p ≤ 0,05. Resultados: Apos o periodo de intervencao, verificamos que o GT apresentou maior PImax quando comparado ao GC (31,5 cmH2O (4,7 – 61,3 cmH2O) vs -5,3 cmH2O (-22,4 – 12,0 cmH2O); p = 0,00; ES = 2,35); contudo, nao houve diferencas significativas na PEmax entre os grupos. A ED durante a capacidade residual foi maior no GT (0,8 mm (0,5 – 1,2 mm) vs -0,1 (-0,8 – 0,6 mm); p = 0,01; ES = 1,24). Em relacao a MD durante a respiracao profunda foi maior no GT (7,2 mm (-6,3 – 20,7 mm) vs -8,6 cmH2O (-18,1 – 1,0 mm); p = 0,05; ES = 1,01). Observamos que o TR aumentou a atividade do musculo diafragma apos o periodo de intervencao (22,6 ± 9,4 μV vs 29,9 ± 6,9 μV; p = 0,03; ES = 0,89). Ja no GC nao verificamos diferencas significativas (15,9 ± 12,6 μV vs 21,7 ± 6,7 μV; p = 0,16; ES = 0,58). A expansibilidade abdominal aumentou nos pacientes que realizaram TR (1,4 ± 1,1 cm vs 2,4 ± 1,2 cm; p = 0,05; ES = 0,68), bem como, a qualidade de vida (29,5 ± 13,9 vs 18,5 ± 14,9; p = 0,02; ES = 0,76). Conclusoes: Nossos resultados demonstraram que o TR com duracao de 12 semanas melhorou a forca muscular inspiratoria, a espessura, a mobilidade e a ativacao eletrica do musculo diafragma, bem como, a expansibilidade abdominal e a qualidade de vida. Esses achados sugerem que o TR pode ser utilizado no tratamento das disfuncoes neuromusculares respiratorias presente na IC.
Externo à Instituição - ANTONIO EDUARDO MONTEIRO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - EDILSON SERPELONI CYRINO