PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

Banca de DEFESA: CARLOS AUGUSTO CARDOSO KUCERA

DISCENTE: CARLOS AUGUSTO CARDOSO KUCERA
DATA: 12/12/2017
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: Adesão ao exercício físico: a relação entre indivíduo e o ambiente
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Exercício físico, afetividade, adesão, ambiente misto, indoor, outdoor
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO A adesao ao exercicio fisico e uma relacao fortemente estabelecida e influenciada pelo binomio individuo e ambiente. Niveis de afetividade e percepcoes de sentimentos atrelados a esta relacao sao estudados na literatura, porem, foram verificadas lacunas no que se refere ao comparativo de diferentes ambientes e quanto a importancia dessa relacao. Estudos acerca dos niveis de afetividade na pratica de exercicios tambem sao explorados em estudos previos, em compensacao, esta mensuracao em relacao ao ambiente e escassa. A mensuracao da afetividade e a descricao de sentimentos durante o exercicio e utilizada na relacao da manutencao da pratica de exercicios fisicos, aqui tratados como adesao. Assim, e objetivo deste trabalho discutir a adesao ao exercicio fisico relacionando-a com os niveis de afetividade e com as percepcoes dos individuos a partir da relacao destes com o ambiente. A presente pesquisa seguiu um percurso metodologico que caracteriza este estudo como sendo misto, pelo vies exploratorio-descritivo adotado, cuja abordagem associou as perspectivas quantitativa, qualitativa e de campo. Para tanto, utilizou-se da analise do discurso e foram realizados tambem tratamentos estatisticos com os dados coletados. A pesquisa seguiu um percurso subdividido em tres momentos: inicialmente, foi realizada uma analise exploratoria do sujeito nos tres ambientes da pesquisa. Em um segundo momento, atraves de um questionario estruturado, houve um levantamento sobre os sujeitos pesquisados, com o objetivo de caracterizar os praticantes de exercicios em cada ambiente. Juntamente com este questionario, foi aplicada a percepcao da escala de afetividade. No terceiro momento, partindo de um recorte, se deu a pesquisa de campo, atraves de uma aproximacao direta com os sujeitos, a partir de uma entrevista narrativa, na qual buscou-se especificar, descritivamente, as propriedades da pratica de exercicios fisicos em locais indoor e outdoor, a relacao destes com o ambiente, as percepcoes dos sujeitos sobre essas praticas, objetos ou qualquer outro fenomeno que se submeta a uma analise. A investigacao foi realizada no estado de Pernambuco, na cidade de Recife, regiao Nordeste do Brasil. Os participantes (n=78) foram divididos em tres grupos (n=26), considerando-se o ambiente da pratica de exercicios, a saber: locais de exercicios fisicos indoor, tais como academia de ginastica e musculacao, ambiente outdoor, representado nesta pesquisa pela praia, por fim, um ambiente misto, correspondendo neste estudo pelo estudio. Para o recorte das entrevistas, foram utilizados nove (n=9) sujeitos, divididos igualmente entre os ambientes. Os resultados encontrados nesta dissertacao apontam para um alto fator de relevancia quanto ao ambiente sobre a pratica de exercicios fisicos dos sujeitos. Do ponto de vista quantitativo, o ambiente outdoor e o misto apresentaram diferencas significativas na escala de afetividade em relacao ao ambiente indoor, indicando os ambientes outdoor e misto com maiores valores de afetividade. Associando esses resultados com a analise do discurso dos sujeitos, verificam-se elementos de discussao que apontam o ambiente outdoor, com palavras e sentencas de significacao mais positivas, seguidas do ambiente misto e por ultimo o ambiente indoor. Neste sentido, o ambiente outdoor apresentou a maior relevancia, tanto nos niveis de afetividade quanto nos relatos dos sujeitos. Portanto, corroborando com outros estudos disponiveis na literatura, e possivel relacionar os ambientes que apresentaram repostas afetivas mais altas, falas positivas e percepcao de sentimentos mais acentuados, os ambientes outdoor e misto, com uma maior possibilidade de adesao do individuo ao exercicio fisico.
Interno - 2338179 - ALEXANDRE SERGIO SILVA
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA