PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: KELLY CRISTINA ALVES DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY CRISTINA ALVES DE ARAÚJO
DATA: 26/04/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Defesa da Pós- Graduação em Educação Física
TÍTULO: Jogos Tradicionais e Percepção Ecológica das Cores nas Aulas de Educação Física
PALAVRAS-CHAVES: Palavras- chave: Educação física; Percepção visual; Cores; Jogo; Corporeidade.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: RESUMO Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, com abordagem analitica dos dados que apresenta os resultados do Programa de Jogos Sensoriais para a Educacao Infantil (ProJsei), com enfoque na percepcao visual, com trinta criancas de quatro e cinco anos, estudantes da educacao infantil de duas turmas da escola de educacao basica da Universidade Federal da Paraiba. O objetivo foi analisar a influencia da percepcao ecologica das cores na alteracao da percepcao-acao no jogo. O ProJsei jogos visuais foi ministrado em doze aulas para cada turma, cada aula com uma hora de duracao em um periodo de dois meses. A proposta de intervencao na escola cumpriu as seguintes etapas: a) “Apresentacao”, em que o projeto de pesquisa foi apresentado a coordenacao pedagogica e as professoras das turmas, para que pudessem ter acesso ao cronograma de aulas e a documentacao; b) “Avaliacao”, nesse momento as criancas foram observadas nas situacoes de movimento, quais jogos elas brincavam, quais os espacos da escola que elas mais utilizavam, tendo como subsidio para esse processo um roteiro de observacao; c) “Conversacao”, elaboramos um roteiro de entrevista semiestruturada em que, a partir de um passeio pelas dependencias da escola, com o auxilio de uma filmadora portatil para o devido registro, iamos entrevistando as criancas com a finalidade de conhecermos a rotina delas na escola; d) “Realizacao”, em que foram realizadas as aulas propriamente ditas, buscando integrar todos os alunos, a partir da estrutura de aula-laboratorio da Pedagogia da Corporeidade e uma teoria-metodologica para a educacao fisica, que compreende as situacoes de movimento como possibilidade para a experiencia do brincar em suas dimensoes artistica, educativa e terapeutica, objetivando favorecer a reconfiguracao existencial para um modo de viver mais criativo. Para demonstrar com mais precisao os resultados do Projsei jogos visuais, o roteiro de observacao serviu de instrumento para separarmos as aulas em tres fases: reconhecimento, de intervencao I e de intervencao II, organizando melhor as unidades de contexto nas fases e desenvolvendo as possibilidades apresentadas nas unidades de registro; as aulas ocorreram duas vezes por semana, sendo distribuidas duas aulas para a fase de reconhecimento, cinco aulas para a fase de intervencao I e cinco aulas para a fase de intervencao II. Para analise dos dados utilizamos a analise de conteudo categorial e a discussao a partir da teoria ecologica gibsoniana. Os resultados da intervencao e analise dos dados estao apresentados no artigo 1 “ A percepcao-acao nas aulas de Educacao fisica: uma analise a partir da movimentacao das criancas nos jogos” em que analisamos, nos jogos aplicados, as possibilidades de movimentacao no jogo, como tambem as possibilidades que surgiram entre o agente (crianca) e o ambiente ( escola ) constituindo affordances, e no artigo 2 “As possibilidades de acao por meio da percepcao ecologica das cores nas aulas de educacao fisica”, percebendo como os alunos exploraram o ambiente utilizando os objetos disponiveis e as cores no espaco favorecendo novas acoes nas aulas. Palavras- chave: Educacao fisica; Percepcao visual; Cores; Jogo; Corporeidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Interno - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Presidente - 1054195 - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA