PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDINEZ DA SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDINEZ DA SILVA LIMA
DATA: 25/07/2018
LOCAL: Sala 01 do CEDESP
TÍTULO: A EFICIÊNCIA DA GESTÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES NA ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
PALAVRAS-CHAVES: Gestão; Administração; EBSERH; Hospital Universitário Lauro Wanderley; Indicadores.
RESUMO: Partindo do pressuposto que a EBSERH é um novo modelo de gestão dos hospitais universitários e dos diversos problemas que vem sendo enfrentado pela sociedade na área da saúde pública atual no Brasil, esta pesquisa têm o objetivo de analisar a gestão da EBSERH na implementação de um novo modelo de administração mais eficiente no Hospital Universitário Lauro Wanderley. Utilizamos como abordagem o método indutivo, sendo a pesquisa realizada do tipo descritiva, com enfoque qualitativo. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa é bibliográfica, documental, de campo. Para a coleta de dados, foi escolhido (04) entrevistas. A população do estudo será constituída pelos gestores do HULW: Superintendente do hospital, gerência de atenção à saúde, gerência de ensino e pesquisa e gerência administrativa, que constará de perguntas abertas sobre informações organizacionais da instituição e estratégias da gestão. Objetivando aprofundar a descrição das características da prestação de serviços pelos hospitais conveniados à EBSERH/SUS serão utilizados os indicadores de avaliação de desempenho da EBSERH e irá ser feito um quadro comparativo antes e depois da implementação da Empresa e os indicadores de eficiência extraídos de modelos de programação matemática referidos na literatura como análise de envoltória de dados Data Envelopment Analysis (DEA). Na conclusão, apresentaremos nossas considerações finais e os apêndices da pesquisa que consiste nas propostas do plano de intervenção para efetivação da análise da gestão da EBSERH no HULW.
Presidente - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA