PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO CORREIA LIRA NETTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO CORREIA LIRA NETTO
DATA: 27/07/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Gasto Público e Execução Orçamentária: Uma análise da aplicação do gasto na área de extensão do Instituto Federal da Paraíba - IFPB no período de 2015 a 2017.
PALAVRAS-CHAVES: Extensão; Orçamento Público, Execução Orçamentária.
RESUMO: Esta pesquisa objetivou analisar a execução orçamentária dos gastos direcionados à extensão no âmbito do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Considerando a relevância da extensão para a sociedade, uma vez que possibilita ao estudante a oportunidade de tomar contato com problemas que afligem e emergem da sociedade, sob a visão de um olhar que traz o apoio do conhecimento acadêmico teoricamente desenvolvido. A Política de Extensão no IFPB propicia a difusão, a socialização e a democratização do conhecimento produzido ao estabelecer uma relação dialógica entre os saberes acadêmicos e os saberes populares. Neste contexto é importante abordar alguns aspectos que norteiam o processo de execução orçamentária no âmbito da extensão do Instituto Federal da Paraíba. Como referencial teórico, o presente trabalho fundamentou-se no estudo do orçamento público, já que os valores destinados ao financiamento da política de extensão no âmbito do IFPB pertencem ao orçamento público federal, desse modo é necessário conhecer seus dispositivos legais próprios, nesse sentido é mister ressaltar a Lei 4.320/64, a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, os instrumentos de planejamento da ação governamental: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, que estabelecem muitos de seus procedimentos e as funções que devem ser exercidas pelo gestor público. A pesquisa é classificada como descritiva e, quanto aos meios de investigação, classifica-se como bibliográfica e documental. Como lapso temporal, optamos por limitar o trabalho à execução orçamentária para os gastos com extensão no IFPB no período de 2015 a 2017.
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO