PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: LIARA DAS GRACAS COSTA DE MEDEIROS

DISCENTE: LIARA DAS GRACAS COSTA DE MEDEIROS
DATA: 28/02/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Saberes da Monitoria: uma análise a partir do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Docência no ensino superior; Monitoria; Saberes Docentes; Saberes da Monitoria.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os saberes proporcionados pela experiencia de monitoria no ambito da formacao para a docencia no ensino superior, em concreto no curso de Pedagogia – Campus I da UFPB. A participacao de professores de Cursos de Graduacao da UFPB, neste Programa, efetiva-se a partir da elaboracao, inscricao e aprovacao de Projetos de Ensino que articulam dois ou mais componentes curriculares em planos de acao. No que diz respeito aos alunos de Cursos de Graduacao com media igual ou superior a 7,0 (sete), a participacao neste programa efetiva-se apos inscricao e aprovacao em processo seletivo da disciplina objeto do concurso. O recorte dessa investigacao esta centrado na analise da atuacao dos monitores do curso de Pedagogia engajados em Projetos de Ensino que envolvem os Departamentos de Habilitacao Pedagogica (DHP) e de Fundamentacao da Educacao (DFE) do Centro de Educacao (CE) da UFPB. Compreendendo os pedagogos como profissionais que tem como campo de estudo a docencia e sendo essa acao de ensino e de aprendizagem vivenciada no processo de monitoria, principal objeto de nosso estudo, apoiamo-nos nos conhecimentos teoricas de Tardif (2012), Anastasiou (2006), Veiga (2012, 2006), Ramalho (2007), Gil (2017) para conceituar os saberes docentes, e mais especificamente, os saberes dos docentes universitarios. Compreendendo a monitoria como um Programa de Iniciacao a Docencia, foram utilizados os estudos de Dias (2012) e Natario (2001). De um ponto de vista metodologico, a abordagem de pesquisa qualitativa e a que se aplica a esse estudo e seguiu as seguintes etapas: em um primeiro momento realizamos um levantamento bibliografico e foi realizada, numa fase exploratoria, uma pesquisa documental com o intuito de analisar as atividades registradas em relatorio final pelos monitores, em um segundo momento, foram realizadas entrevistas com dois professores, coordenadores dos referidos Projetos de Monitoria, e com sete monitores, todos do curso de Pedagogia, com o intuito de proceder a analise da Monitoria vivenciada no Curso de Pedagogia, a partir das perspectivas dos mesmos. O tratamento dos dados se deu por meio da analise de conteudo, conforme descreve Bardin (1979). Os resultados apontam para os saberes da monitoria, aqui entendidos como saberes pedagogicos, saberes cientificos/academicos e saberes da experiencia de ser monitor. Apontam, tambem, no caso especifico dos monitores do curso de pedagogia, para a construcao de saberes da docencia no ensino superior e para alem do ensino superior, estabelecendo uma interface com o campo de atuacao profissional e academico em que podem atuar os pedagogos, em especial a educacao basica. Assim, a analise desse Programa, no tocante ao Curso de Pedagogia, tambem pode propiciar uma visao mais concreta e ampliada dos saberes que devem ser contemplados na docencia e na propria monitoria considerando, para tanto, professores e alunos monitores envolvidos nesse processo. Com este estudo – e mais especificamente com a definicao dos saberes proporcionados pelo programa de monitoria – pretendemos contribuir para o fortalecimento do programa na propria UFPB e tambem para outras pesquisas que poderao analisar, aprofundar, desenvolver e transformar os saberes da monitoria aplicando-os em outras areas.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES