PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO RICARDO FIGUEIREDO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO RICARDO FIGUEIREDO DE SOUZA
DATA: 07/08/2018
LOCAL: Sala de webconferência do CCHLA
TÍTULO: AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA: Um estudo comparativo entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria Interna. Gestão Pública. Controle Interno. UFPB. UFRN.
RESUMO: Este estudo tem como objetivo geral a comparação da atuação da Auditoria Interna da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como instrumento de gestão pública e procurará mostrar a mudança de paradigma da Auditoria, apresentando especificamente a nova cara das auditorias internas, deixando de lado os procedimentos tipicamente fiscalizatórios e punitivos passando a infringir efetivamente na gestão das instituições. Obviamente sem praticar atos de gestão, a auditoria interna surge como importante ferramenta de gestão pública com suas atividades permanentemente voltada para a avaliação dos controles internos e consultoria aos gestores das instituições federais de ensino-IFES. O referencial teórico foi estruturado em duas partes: 1) Auditoria, origem, conceitos, tipos e fases da auditoria; 2) Auditoria Interna no serviço público, abordando algumas incursões sobre o Controle Interno, as reformas do estado e seus reflexos sobre o mesmo, a importância da auditoria interna para a gestão e as auditorias inseridas nas IFES. A pesquisa será realizada nas Unidades de Auditoria Interna das Universidades Federais da UFPB e UFRN, compreendendo duas etapas, sendo a primeira destinada ao levantamento de toda legislação federal disciplinadora das atividades de auditoria no âmbito das IFES, relatórios de auditoria, regimentos internos e relatórios de avaliação das auditorias elaborados pelos Órgãos de Controle Interno- CGU e Controle Externo-TCU. A segunda etapa consistirá na pesquisa de campo com observação “in loco” das atividades desenvolvidas pela unidade de auditoria interna da UFRN e sua utilização do Módulo: Auditoria Interna e Controle Interno, onde será dado ênfase aos resultados gerados pela sua utilização e seus reflexos na gestão daquela instituição, buscando talvez a sua implantação na auditoria interna da UFPB.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS