PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: WAGNER LEITE RIBEIRO

DISCENTE: WAGNER LEITE RIBEIRO
DATA: 08/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE CURSOS A PARTIR DO SINAES: uma contribuição à Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Cursos. SINAES. UFPB. CPA.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo principal o de analisar as informacoes contidas nos relatorios de avaliacao de cursos, disponibilizados a comunidade academica e a sociedade, no site da Comissao Propria de Avaliacao (CPA) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), a partir do Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Superior (SINAES), a fim de auxiliar a CPA/UFPB nas orientacoes dadas as coordenacoes de cursos nos procedimentos relativos a avaliacao de cursos de graduacao e, notadamente, no que se refere as visitas in loco das comissoes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Nesse seguimento, foram identificados elementos para subsidiar a organizacao das coordenacoes de cursos na realizacao das visitas de reconhecimento e renovacao do reconhecimento de cursos. Assim, a coleta de dados foi realizada mediante pesquisa exploratoria atraves do levantamento bibliografico e documental. Para tanto, a tecnica utilizada para o tratamento dos dados coletados foi a analise de SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats). Como resultados, percebeu-se a necessidade de que os Projetos Politicos Pedagogicos sejam revistos e atualizados, a fim de atenderem ao que dispoe a legislacao vigente, notadamente as diretrizes estabelecidas pela Comissao Nacional de Avaliacao da Educacao Superior (CONAES) e INEP/MEC. Constatamos ainda a importancia de serem realizadas melhorias quanto aos aspectos relativos a biblioteca, acessibilidade e demais instalacoes fisicas, uma vez que tais indicadores foram notoriamente mal avaliados nas visitas in loco realizadas.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS