PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA GOMES GALDINO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA GOMES GALDINO DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: O PAPEL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS CAMPINA GRANDE, PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Educação. Institutos Federais. Desenvolvimento Regional.
RESUMO: Com a Lei n. 11.892/2008 houve o processo de reorganização e instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os Institutos Federais fazem parte dessa construção histórica, de expansão e interiorização, da educação profissional no país, cumprindo uma importante função social na formação profissional e na busca de um projeto de nação mais igualitária. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Campina Grande, para o desenvolvimento regional. Apresenta-se uma abordagem histórica a respeito da expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com enfoque para o cenário nacional e o local no contexto paraibano e evidenciam-se os Institutos Federais e a relação entre o desenvolvimento regional, fundamentando em autores que discutem a temática de desenvolvimento regional, apresentando análises e discussões sobre o objeto em tela. Trata-se de um estudo de caso, bibliográfico e documental, pautado no método fenomenológico; de enfoque qualitativo e com características exploratórias e descritivas, tendo na análise de conteúdo os fundamentos para a interpretação de dados.
Presidente - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA