PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE HELENA MEIRELES DE MEDEIROS MANGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE HELENA MEIRELES DE MEDEIROS MANGUEIRA
DATA: 22/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EAD SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Educação à Distância; Políticas Públicas; Expansão do Ensino Superior; Trabalho Docente
RESUMO: O presente trabalho tem como tema principal a Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior e sua relação com o trabalho docente. O objetivo geral deste estudo é investigar a relação das políticas públicas da educação a distância sobre a organização do trabalho do corpo docente tendo como lócus a Universidade Federal da Paraíba, ou seja, entender como a modalidade de ensino a distância impacta o fazer do professor na instituição. Para o alcançar do objetivo principal, o trabalho se concentrará nos objetivos específicos que são conhecer o perfil do docente da EAD na UFPB, analisar e entender como se dá o trabalho docente nos cursos a distância e estabelecer relações entre a legislação em EAD e a organização do trabalho docente na UFPB. O trabalho constitui-se no primeiro capítulo de sua introdução; o segundo, terceiro e quarto capítulos tratam das políticas públicas de expansão do ensino superior, do trabalho docente no magistério superior e a EAD e do processo histórico de institucionalização da EAD no âmbito da UFPB; o quinto traça o percurso metodológico da pesquisa; e no sexto apresentamos as considerações finais. A presente pesquisa classifica-se como exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos a serem investigados no decorrer dos trabalhos são os coordenadores e professores dos cursos a distância do Campus I da UFPB. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados são a pesquisa documental visando a construção dos capítulos teóricos, da pesquisa documental que objetiva analisar os documentos ligados à regulamentação da EAD no Brasil e a criação do Sistema UAB e o estudo de caso devido ao trabalho possuir olhar direcionado a um grupo específico dentro da instituição. Na coleta de dados utilizaremos questionário de perguntas abertas e fechadas e entrevistas guiadas que serão feitas com os coordenadores. Esperamos ao final poder compreender o fenômeno da relação entre a modalidade de Educação à Distância e o trabalho docente nas IPES e as implicações disso nas relações de trabalho.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES