PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELIO PEREIRA DA MOTA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELIO PEREIRA DA MOTA SILVEIRA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: entre os critérios para concessão dos auxílios e a condição de vulnerabilidade social
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Assistência Estudantil; Inclusão/Exclusão.
RESUMO: A temática da assistência estudantil situa-se no campo da expansão da educação superior e se constitui como uma política que objetiva a permanência de estudantes em cursos superiores. No âmbito da execução da política de Assistência Estudantil na Universidade Federal da Paraíba a pesquisa questiona se os critérios estabelecidos nos editais da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAPE) são inclusivos ou excludentes. Para tanto, esse estudo teve como objetivo analisar a relação demanda e oferta para concessão do auxílio estudantil restaurante universitário no campus I no sentido de compreender se os critérios estabelecidos nos editais da PRAPE são inclusivos ou excludentes. Trata-se de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa de análise documental e de dados quantitativos. Os dados a serem analisados são os números da relação oferta e demanda, bem como resultados de indeferimento nos processos seletivos para concessão do auxílio RU do campus I a serem analisados a partir da coleta dos dados realizada pela consulta ao SIGAA, por acesso público e formalização de processo junto à PRAPE. Os sujeitos da pesquisa foram os candidatos que tiveram o resultado indeferido nos processos seletivos para concessão do auxílio RU do campus I. A análise dos dados será feita examinando os motivos para os indeferimentos na concessão dos benefícios. A fundamentação teórica se apoia no conceito sobre assistência estudantil enquanto política social em que se discute o processo de expansão da educação superior no Brasil e o ingresso de estudantes em situação de vulnerabilidade social, principalmente a partir das políticas afirmativas e o Programa .... (PNAES) como política de assistência estudantil e permanência. A partir do parecer de indeferimento, pretende-se reconhecer a aplicabilidade dos critérios para concessão do auxílio e as dimensões da inclusão/exclusão e assim contribuir para que o processo de concessão seja mais inclusivo.
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO