PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANSEN ALMEIDA DINIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANSEN ALMEIDA DINIZ
DATA: 28/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Permanência e Evolução dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Letras do IFPB, Modalidade a Distância
PALAVRAS-CHAVES: Política Pública; Educação Superior; Educação a Distância; Permanência.
RESUMO: A Educação a Distância (EaD) tem se desenvolvido, nas duas últimas décadas, de forma a se firmar cada vez mais como um caminho possível para a educação. No cenário educacional brasileiro, notadamente no setor público, o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), surgido em 2006, consubstanciou-se em uma política pública com objetivos de expandir e interiorizar a educação superior no Brasil. Inserindo-se nesse contexto de fomento à modalidade EaD, O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em 2012, inaugura a oferta de cursos superiores na modalidade EaD com uma proposta diferente do modelo UAB, institucionalizando a oferta dessa modalidade com o curso de Licenciatura em Letras. Seis anos após a implantação do curso, os resultados apresentados em relação à permanência dos estudantes tem se mostrado problemáticos, notadamente em um dos quatro polos de apoio presencial do curso, o polo João Pessoa. Objetivando estudar os fatores que têm favorecido ou dificultado a permanência e a evolução dos estudantes desse polo, propomos a realização entrevistas semiestruturadas com os docentes que estiveram à frente da coordenação nesses seis anos de existência do curso, bem como a realização de fóruns com estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso. A pesquisa se restringe às turmas que ingressaram nos semestres 2013.1, 2013.2, 2014.1 e 2014.2, turmas que já alcançaram oito semestres cursados, tempo mínimo estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso para conclusão. Temos observado que boa parte dos desafios enfrentados pelos estudantes da modalidade EaD se diferenciam daqueles enfrentados pelos estudantes da modalidade presencial por diversos fatores. A média de idade dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras do IFPB, que é de 32 anos, pode ser um indicativo de que a conciliação trabalho/estudo/família consiste em um aspecto relevante para a compreensão das dificuldades de permanência. Por outro lado, pode ter uma influência positiva no tocante à permanência o fato de ser um curso mantido com recursos próprios do IFPB, o que resulta em diferenciações em relação ao modelo hegemônico da UAB, tais como o fato de que os polos de apoio presencial são sediados em alguns de seus campi, que apresentam estruturas físicas que favorecem o estudante. Constitui-se num estudo de caso, tendo em vista tratar-se do estudo de uma realidade específica, ocorrendo em seu ambiente natural, objetivando-se proporcionar conhecimento acerca do fenômeno estudado.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA