PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELZA GALDINO DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELZA GALDINO DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 30/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: análise do itinerário formativo
PALAVRAS-CHAVES: Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Formação continuada. Institutos Federais de Educação. Saberes docentes. Financiamento.
RESUMO: Os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) ao se transformarem em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a Lei nº 11.892/2008, passaram a ofertar ensino em todos os níveis e modalidades, incluindo licenciaturas e capacitação pedagógica de professores, além de pós-graduação lato e stricto sensu. Nesse contexto, interessamo-nos em voltar a atenção para os professores dos Institutos, que passam a compor a Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Nosso objetivo é analisar o itinerário formativo dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e os saberes docentes por eles priorizados. O percurso metodológico, de cunho qualitativo, terá como campo de pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, Campus João Pessoa e, como sujeitos, os professores do EBTT desta instituição, que atuam no curso Licenciatura em Química. Iniciaremos uma pesquisa exploratória, a partir da análise do currículo dos docentes, por meio da Plataforma Lattes, identificando o percurso trilhado pelos docentes em sua formação continuada e os saberes docentes por eles privilegiados, considerando, como referência, a classificação de Saviani (2009), de conteúdos culturais cognitivos e pedagógico-didáticos. Posteriormente, aplicaremos um questionário com perguntas abertas e fechadas, visando aprofundar aspectos levantados no estudo exploratório, a partir da análise de conteúdo de Bardin (2009). Com as discussões empreendidas, pretendemos apontar elementos que venham a contribuir para a consolidação de uma política de formação continuada voltada para os professores EBTT.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO