PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO DANILO ROLIM DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO DANILO ROLIM DE LIMA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO BENEFÍCIO DA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA PARA A PERMANÊNCIA NA UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: EDUCAÇÃO SUPERIOR; EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
RESUMO: Historicamente, o acesso à educação superior brasileira esteve restrito a grupos mais privilegiados economicamente. Considerando, o processo de expansão da educação superior emergido a partir da década de 1990, as políticas públicas que visavam a democratização do acesso foram implementadas visto a possibilitar o ingresso de sujeitos historicamente excluídos, o que demandou a ampliação de políticas de permanência, dentre elas, a assistência estudantil através do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Nesta perspectiva, definimos como objetivo principal da pesquisa, analisar a contribuição do benefício da residência universitária no que diz respeito à permanência com sucesso dos estudantes da graduação presencial do Campus I da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. No intuito de atingir tal objetivo, desenvolvemos os seguintes objetivos secundários: analisar a política de assistência estudantil no âmbito da expansão e das políticas de inclusão social da educação superior; averiguar quais as ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante voltadas para a residência universitária; compreender aspectos sobre a residência que podem influenciar a permanência do estudante em curso de graduação da UFPB; e propor indicadores para a melhoria do benefício de residência universitária que proporcionem maiores chances de sucesso acadêmico ao estudante. Este estudo será realizado através de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Sob o enfoque qualitativo, tendo como instrumentos para a coleta de dados a aplicação de questionário e o levantamento dos dados sobre desempenho acadêmico dos estudantes beneficiados com o serviço da Residência Universitária Masculina e Feminina – RUMF através do acesso ao SIGAA. A população de pesquisa serão os residentes da RUMF do período de 2015.2 e 2018.1. Assim, acreditamos que a pesquisa é de extrema relevância visto que os resultados poderão evidenciar a necessidade de relocação ou ampliação dos recursos do PNAES para a garantia da permanência com sucesso dos estudantes com vulnerabilidade socioeconômicas.
Externo ao Programa - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS