PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON XAVIER DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON XAVIER DOS SANTOS
DATA: 29/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A ATUAÇÃO DA OUVIDORIA GERAL DA UFPB COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROPOSTA PELO SINAES
PALAVRAS-CHAVES: Ouvidoria Universitária. Participação. Avaliação. Comunicação.
RESUMO: Desde o processo de redemocratização do Brasil, tem-se aumentado a pressão por mais participação do cidadão nas decisões da Administração Pública. Para que, de fato, o processo democrático se consolide no país, é preciso garantir ao cidadão mecanismos que permitam-no fiscalizar, criticar e fazer sugestões sobre os atos praticados por aqueles que integram a Administração Pública. No âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) não é diferente, à comunidade universitária precisam ser assegurados meios que permitam-na colaborar com o processo de avaliação dessas instituições. A ouvidoria universitária, então, surge como importante instrumento de comunicação entre a universidade e a comunidade, exercendo o papel de intermediador dessa relação. Partindo desse pressuposto, a pesquisa fará um estudo sobre a Ouvidoria Geral da Universidade Federal da Paraíba (UFP) e a sua atuação no tocante à dimensão “Comunicação com a Sociedade” proposta pelo SINAES. Esta pesquisa buscará descrever se a forma de atuação da Ouvidoria Geral da UFPB cumpre os requisitos básicos para o funcionamento de uma ouvidoria universitária; averiguando os resultados presentes nos relatórios de autoavaliação publicados pela UFPB; identificando possíveis dificuldades da comunidade para utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria e propondo alternativas que facilitem o acesso da comunidade aos seus serviços. Para tanto, a pesquisa terá seu enfoque metodológico qualitativo, embasado pelo método fenomenológico, usado para investigar a experiência vivida. Quanto ao procedimento para a coleta de dados, a pesquisa será documental, buscando pautar-se na análise dos relatórios emitidos pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), pela Ouvidoria da UFPB, bem como pela legislação e normas vigentes. A coleta de dados será feita em três momentos, sendo o primeiro a aplicação de um questionário, junto à comunidade acadêmica, representada pelos membros do CONSUNI, e o segundo e terceiro momentos a aplicação de entrevistas com o Ouvidor geral da UFPB e o representante da CPA da UFPB. Dessa forma a pesquisa buscará contribuir para uma maior aproximação entre a comunidade universitária e a administração da Universidade, onde a primeira, a partir das suas percepções, colabore para o engrandecimento e melhoria desta instituição de ensino.
Presidente - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Externo ao Programa - 1331096 - MARIA CREUSA DE ARAUJO BORGES