PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELICA GADELHA PORDEUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGELICA GADELHA PORDEUS
DATA: 31/08/2018
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Análise da eficácia da Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação da Paraíba para permanência do aluno ingresso por cotas.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas de Educação. Assistência Estudantil. Sistema de Cotas
RESUMO: A presente pesquisa propõe analisar a eficácia da Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal de Educação da Paraíba para a permanência do aluno ingresso por cotas, na perspectiva da efetivação de direitos. Tem como objetivo geral analisar a interação entre a Política de Assistência Estudantil e o Sistema de Cotas no IFPB partindo da escuta do segmento discente, provocando um debate crítico sobre a condução dessas ações na Instituição. Para delimitar o caminho conduzimos uma trajetória histórica da educação profissional e do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, as ações afirmativas e as políticas para acesso e permanência implementadas no período 2003-2010, dando enfoque ao PNAES e detalhamos a Política de Assistência Estudantil e de cotas implantadas e executadas no IFPB. A pesquisa proposta irá questionar o aluno cotista acerca da política de assistência que está sendo conduzida, ouvir suas demandas e colher sugestões para complementar a política existente e, partindo desse diagnóstico, sistematizar e apresentar uma proposta de política de assistência estudantil específica para os estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas. Quanto aos procedimentos metodológicos está em curso pesquisa bibliográfica e documental, em que consideramos realizar um estudo exploratório, numa abordagem qualitativa, baseada no método histórico-dialético. No cenário apresentado destacamos a importância do fortalecimento dessas ações na tentativa de atenuar as desigualdades sociais com a visão no desenvolvimento social, humano e cultural do país.
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA