PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: GABRIELA DE CARVALHO LEITE

DISCENTE: GABRIELA DE CARVALHO LEITE
DATA: 28/02/2019
LOCAL: CEDESP UFPB
TÍTULO: GESTÃO DO APOIO ACADÊMICO ESTUDANTIL À LUZ DE ALICE: “Somos todos loucos aqui”
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVES: Gestão no Ensino Superior. Apoio Acadêmico. Estudante Universitário.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho buscara estudar a gestao do apoio academico na Universidade Federal da Paraiba, tendo como objetivo geral compreender como esta se desenvolve no ambito da Coordenacao do Curso de Pedagogia presencial do Centro de Educacao desta Universidade. Para a realizacao desta pesquisa, foi utilizada como alegoria as aventuras de Alice, retiradas dos classicos da literatura mundial escritos por Lewis Carroll. A queda na toca do coelho e outras situacoes vividas por Alice no Pais das Maravilhas e no Pais dos Espelhos constituiram inicialmente o cenario para a descricao dos “descaminhos” para a definicao do tema de pesquisa. Tais tentativas relacionam-se com a gestao do apoio academico porque se situam no campo pratico das atividades previstas e ja desenvolvidas no cargo de Tecnica em Assuntos Educacionais na instituicao. Em seguida, a partir de um dos dialogos mais conhecidos da menina com o Gato Risonho, a maxima “somos todos loucos aqui!” foi utilizada para a construcao do referencial teorico, buscando-se atraves dela construir o pano de fundo para a compreensao das contradicoes e complexidades envolvidas na gestao do ensino superior e para a descricao do mundo de instabilidades, transformacoes e novidades a ser vivenciado pelos/as estudantes ao ingressarem em uma universidade. A pesquisa sera realizada por intermedio do estudo dos documentos relativos a gestao do apoio academico na UFPB e na Coordenacao de Pedagogia e da analise dos instrumentos de apoio a gestao ja existentes, dentre eles os Sistemas de Gestao das Atividades Academicas (SIGAA) e de Patrimonio e Administracao de Contratos (SIPAC). Toda a analise documental sera permeada por relatos de casos e praticas ja vivenciadas pela Coordenacao do Curso de Pedagogia presencial. Ao final desta pesquisa serao apresentados os resultados e as conclusoes encontrados, com possiveis propostas de aprimoramentos.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA