PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: HALLILSON COSMO DE MELO

DISCENTE: HALLILSON COSMO DE MELO
DATA: 26/02/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, CENTRALIZADA VERSUS DESCENTRALIZADA, DE CAMPI INTERIORANOS DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Orçamento. Descentralização. UFPB. CCAE
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: No contexto de constantes mudancas no cenario economico nacional, de instabilidade politica e de escassez de recursos nas instituicoes publicas, o desafio de adequar as praticas de gestao orcamentaria e financeira, de forma a otimizar a utilizacao dos creditos e recursos, tem se tornado uma tematica relevante para a sociedade. Diante disso, a presente pesquisa tem como objeto de investigacao a execucao orcamentaria do Centro de Ciencias Aplicadas e Educacao da Universidade Federal da Paraiba. A tematica se desenvolve a partir das perspectivas de um campus que tem se planejado para implantar uma Unidade Gestora, com o objetivo de melhorar o desempenho da sua execucao orcamentaria. Esse campus tem sede, estrutura e funcionamento academico e administrativo no interior paraibano, no entanto, tem suas atividades orcamentarias e financeiras desenvolvidas de forma centralizada na Pro-Reitoria de Administracao, no campus sede, localizado na cidade de Joao Pessoa. Perante o exposto, o objetivo geral desta dissertacao consiste em analisar, de forma comparativa, o resultado da execucao orcamentaria do Centro de Ciencias Aplicadas e Educacao com os outros dois campi interioranos da UFPB (CCA e CCHSA). Para conseguirmos alcancar o objetivo deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliografica e documental, com abordagem qualitativa, em que se analisou comparativamente os resultados da execucao orcamentaria dos campi II, III e IV da UFPB, com o proposito de elucidar qual o melhor modelo de execucao (centralizada ou descentralizada) para os centros de ensino da UFPB localizados no interior paraibano. A fim de proporcionar maior familiaridade com os objetivos propostos, esta pesquisa expos uma discussao teorica quanto a expansao da educacao superior no Brasil; a respeito do orcamento publico e da sua execucao; e quanto as vantagens e desvantagens da centralizacao e da descentralizacao, indicando as possiveis implicacoes positivas e negativas desses modelos. Na analise dos dados, foi apresentado o orcamento geral da UFPB, aprovado para os exercicios de 2014, 2015 e 2016, enfatizando o credito autorizado e a efetiva execucao orcamentaria do CCAE, do CCA e do CCHSA. Por fim, com base na analise dos dados do periodo estudado, esta pesquisa evidenciou que o melhor modelo de execucao orcamentaria, para os campi interioranos da UFPB, e o descentralizado.
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Presidente - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR