PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: SERGIO RICARDO FIGUEIREDO DE SOUZA

DISCENTE: SERGIO RICARDO FIGUEIREDO DE SOUZA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: AUDITORIA INTERNA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA: Análise da sua utilização pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria Interna. Gestão Pública. Controle Interno. UFPB. UFRN.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: As Auditorias Internas nas Instituicoes Federais de Ensino Superior (IFES) tornaram-se imprescindiveis, face ao apoio dado as diversas acoes gerenciais das Universidades e Institutos Federais na busca pela correta execucao de seus orcamentos. Realizando um controle preventivo “in loco”, deixou de lado os procedimentos tipicamente fiscalizatorios e punitivos e passou a agir efetivamente na gestao, gerando eficiencia administrativa e contribuindo no alcance dos objetivos institucionais. Sem praticar atos de gestao, a auditoria interna surge como importante ferramenta de gestao publica com suas atividades permanentemente voltadas para a avaliacao dos controles internos e consultoria aos gestores. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a utilizacao da auditoria interna como instrumento de gestao publica nas Unidades de Auditoria Interna da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e como objetivos especificos: apresentar a configuracao da estrutura da Unidade de Auditoria Interna da UFPB e da UFRN quanto as instalacoes fisicas, recursos humanos, materiais e tecnologicos; apresentar os procedimentos e as atividades realizadas pelas Unidades de Auditoria Interna da UFPB e da UFRN, tomando como parametro o Relatorio de Gestao, o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) e Relatorio Anual das Atividades de Auditoria Interna –(RAINT) das respectivas IFES, referente aos exercicios de 2015, 2016 e 2017, e Relatorios de Avaliacao das Auditorias Internas realizados pelo Tribunal de Contas da Uniao (TCU) e Controladoria-Geral da Uniao (CGU); e apresentar e analisar o Modulo: Auditoria e Controle Interno, investigando sua utilizacao pela Auditoria Interna da UFRN e seus reflexos para a gestao. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa quanto a natureza caracteriza-se como descritiva, utilizando como tecnica de coleta de dados a pesquisa documental, bibliografica e de campo, seguindo um roteiro de observacao previamente elaborado e aplicado “in loco” na UFPB e UFRN. Os resultados da pesquisa mostraram que as auditorias internas mesmo com suas atribuicoes desenvolvidas que refletem positivamente no progresso da qualidade do gasto publico, com a eliminacao de desperdicio e melhoramento crescente na gestao dos processos, sao subutilizadas pelos gestores. Ficou tambem evidenciado, a importancia e necessaria utilizacao do Modulo: Auditoria e Controle Interno, como ferramenta indispensavel que agrega valor tanto para a gestao como no desenvolvimento dos trabalhos da auditoria interna da UFRN, onde recomendamos a sua implantacao na auditoria interna da UFPB.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS