PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANNA KARYNE MARTINS E SILVA FERREIRA

DISCENTE: ANNA KARYNE MARTINS E SILVA FERREIRA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: Evasão no Ensino Superior: uma análise no Curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri-UFCA
PALAVRAS-CHAVES: Evasão. Ensino Superior. Agronomia. Capital Cultural.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciaram os alunos na decisao de abandonar o curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri. Como fundamentacao teorica da evasao utilizamos os conceitos definidos no documento “diplomacao, retencao e evasao nos cursos de graduacao em instituicoes de ensino superior publicas, estabelecidos pela Comissao Especial de Estudos sobre Evasao nas Universidades Publicas Brasileiras”, do Ministerio da Educacao/Secretaria de Educacao Superior (1996), alem das contribuicoes de Polydoro (2000) e Veloso e Almeida (2002). O estudo foi desenvolvido atraves de pesquisa exploratoria com abordagem qualitativa, com coleta de dados atraves da aplicacao de questionario, enviado pela plataforma google forms, cujas questoes abordaram sobre condicoes socioeconomicas, relacao aluno/familia e aluno/universidade. Na interpretacao e analise de dados adotamos o conceito de capital cultural de Bourdieu, por entender que ele explica como as relacoes construidas fora e dentro do meio educacional se entrecruzam e repercutem no processo de ensino e aprendizagem influenciando nos casos de evasao. Do total de 163 alunos evadidos no periodo de 2013 a 2017, 47 participaram da pesquisa e representaram uma amostra equivalente a 28,84%. Os resultados apontaram que alguns fatores anteriores ao ingresso do estudante da universidade estao associados a sua vida academica e influenciaram indiretamente na decisao de abandonar o curso, por exemplo, a condicao economica da familia e escolaridade dos pais. Contudo, os tres fatores que mais influenciaram os alunos a evasao sao: opcao por outro curso com 61,7%, opcao por outra instituicao com 38,3% e condicao financeira com 31,9%. Com base nesses resultados, propomos a criacao de um setor pedagogico com atendimento voltado para o aluno, visando a reducao dos casos de evasao no curso.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO